20 de Março, 2025 16h03mSaúde por Rádio Agência Nacional

Saiba o que é síndrome da boca ardente

Baixar Tocar Queimação na língua, nas gengivas, no céu da boca ou nos lábios são sintomas que podem indicar uma doença pouco conhecida, chamada de síndrome da boca ardente. Os sintomas podem surgir de forma inexplicável e serem persistentes. De acordo com a dentista Cláudia Baiseredo, da Faculdade Aria, eles causam grande incômodo e a doença afeta principalmente mulheres na menopausa

Queimação na língua, nas gengivas, no céu da boca ou nos lábios são sintomas que podem indicar uma doença pouco conhecida, chamada de síndrome da boca ardente.

Os sintomas podem surgir de forma inexplicável e serem persistentes. De acordo com a dentista Cláudia Baiseredo, da Faculdade Aria, eles causam grande incômodo e a doença afeta principalmente mulheres na menopausa.

O tratamento para os casos, segundo Claudia Baiseredo, além de terapias para a boca, pode envolver também uma abordagem da saúde mental.

Publicidade

Já a saúde bucal tem um papel fundamental na manifestação da síndrome da boca ardente. Manter uma boa higiene oral e evitar o uso de substâncias, como tabaco e álcool, pode ajudar a controlar os sintomas.

A doença também pode estar associada ao mau ajuste de próteses dentárias, o que leva a um aumento da pressão nas gengivas e mucosa bucal, causando irritação e desconforto.

© Tânia Rêgo/Agência Brasil Saúde Sintomas afetam principalmente mulheres na menopausa Rio de Janeiro 20/03/2025 - 16:30 Bianca Paiva / Liliane Farias Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional síndrome da boca ardente Saúde Bucal quinta-feira, 20 Março, 2025 - 16:30 2:12

Publicidade

Notícias relacionadas

Câncer de colo do útero: desafio é vacinar os meninos contra o HPV

Baixar Tocar O Instituto Nacional de Câncer, o INCA, realizou nesta quarta-feira (26) o II Simpósio Sobre Câncer do Colo do Útero do Hospital do Câncer, com objetivo de discutir estratégias de e

26 de Março, 2025

Casa da Amizade doa brinquedos para o Frei Gabriel

Nenhum menino ou menina gosta de ir ou ficar internado em um hospital, mas pensando em deixar o ambiente do Frei Gabriel um pouco mais alegre e confortável para a criançada a unidade hospitalar acab

07 de Outubro, 2025

Parceria para o desenvolvimento rural é discutida em reunião no gabinete

Na manhã desta segunda-feira, 7 de abril, o gabinete municipal recebeu a visita dos empresários e agropecuaristas João Bosco e Rodrigo Piau, representantes do setor administrativo da Cana Campo.

08 de Abril, 2025