26 de Fevereiro, 2025 14h02mSaneamento Básico

Crise no abastecimento de água revolta população e prefeito do Prata cobra soluções da Copasa

A crise no abastecimento de água na cidade do Prata tem gerado indignação entre os moradores e levado o prefeito a cobrar respostas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

A crise no abastecimento de água na cidade do Prata tem gerado indignação entre os moradores e levado o prefeito a cobrar respostas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Em visita à sede da estatal em Belo Horizonte, o prefeito recebeu a garantia de que a cidade não enfrentaria falta d’água em 2025 e que todas as obras necessárias seriam concluídas. No entanto, segundo ele, a realidade tem sido diferente.
“Nos prometeram que todas as obras seriam feitas e que em 15 dias dariam uma resposta. Isso não aconteceu. Depois, enviaram uma equipe regional para me entregar um documento, mas nele não havia a garantia de que não faltaria água no Prata. E, neste último fim de semana, a cidade já ficou sem abastecimento novamente”, afirmou o prefeito.
Além da falta de água, a qualidade do serviço prestado também é alvo de críticas. Moradores relatam que a água chega suja às torneiras, comprometendo o consumo e o uso diário. “Dizem que a água é própria para consumo, mas nem os representantes da Copasa que estiveram aqui disseram que beberiam essa água”, disse o prefeito, ao questionar a transparência da companhia sobre a situação.
Diante da insatisfação da população, a Prefeitura tem adotado medidas jurídicas contra a Copasa, buscando ressarcimentos e melhorias no serviço. “Estamos cobrando via Justiça e Procon para garantir que a infraestrutura da cidade seja adequada. A cidade tem 151 anos e precisa de redes modernizadas, além de um corpo técnico mais qualificado para solucionar os problemas”, destacou.
O prefeito também fez críticas diretas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e ao presidente da Copasa, exigindo que ambos visitem o município para conhecer de perto os problemas enfrentados pela população. “Convido o governador e o presidente da Copasa para virem aqui tomar um café feito com a água fornecida pela Copasa. Se dizem que a água é boa, bebam-na”, ironizou.
Por fim, o prefeito reforçou seu compromisso com os cidadãos e afirmou que continuará cobrando soluções. “Podem me cobrar, porque pedi o voto de vocês. Mas também vou cobrar governador, senador e deputados para resolver essa situação. E quem não ajudar a resolver esse problema pode me considerar um adversário político.”
A população do Prata segue aguardando respostas concretas da Copasa e do governo estadual sobre as ações para garantir um abastecimento regular e de qualidade.

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeitura esclarece situação do abastecimento de água no Prata e manutenção na rede

A Prefeitura do Prata informou que o abastecimento de água no município segue em situação regular, com os reservatórios operando em volume considerado normal e suficiente para atender a populaç

18 de Dezembro, 2025

Prefeito Xexéu recebe representantes da COOB e reforça parceria para geração de empregos no Prata

Nesta quinta-feira, o prefeito Xexéu, prefeito municipal do Prata, recebeu em seu gabinete representantes do grupo COOB, empresa responsável pela maior planta industrial da América Latina instalada

02 de Fevereiro, 2026

Procuradoria Especial da Mulher do Prata intensifica ações de acolhimento e orientação à população

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal do Prata segue fortalecendo suas ações de acolhimento, orientação e garantia de direitos às mulheres pratenses.

22 de Janeiro, 2026