20 de Janeiro, 2026 11h01mPolítica

Caso Master: PGR recebe representação para pedir suspeição de Dias Toffoli no STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recebeu uma representação que solicita a proposição, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), da suspeição do ministro Dias Toffoli como relator do inquérito que apura supostas fraudes e crimes envolvend

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recebeu uma representação que solicita a proposição, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), da suspeição do ministro Dias Toffoli como relator do inquérito que apura supostas fraudes e crimes envolvendo os proprietários do Banco Master e aliados.

A medida busca afastar o ministro da relatoria do caso, sob o argumento de que sua atuação poderia comprometer a imparcialidade necessária à condução das investigações. O pedido foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República para análise e eventual adoção das providências cabíveis no âmbito do STF.

O jornal O Estado de S. Paulo revelou que o procurador-geral aguardava provocação formal de agentes externos para se manifestar sobre a atuação do magistrado no caso. Com o recebimento da representação, abre-se a possibilidade de a PGR avaliar o conteúdo das alegações e decidir se levará o pedido de suspeição ao Supremo.

Publicidade

O inquérito em questão investiga indícios de irregularidades, fraudes e outros crimes supostamente cometidos no âmbito do Banco Master, tema que também tem sido alvo de apurações parlamentares e repercussão política e institucional.

Até o momento, não há decisão do STF sobre eventual afastamento do ministro, e o caso segue em análise no âmbito da Procuradoria-Geral da República.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Prazo para Bolsonaro recorrer de condenação no STF termina hoje

Termina hoje o prazo da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para recorrer da decisão colegiada do Supremo Tribunal Federal, que o condenou a 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a de

27 de Outubro, 2025

CPI do INSS recorre ao STF para reaver dados sigilosos de controlador do Banco Master

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS devem recorrer nesta segunda-feira (19) ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de reaver o acess

20 de Janeiro, 2026

Há 31 dias sem respostas, família convoca sociedade e imprensa para cobrar esclarecimentos sobre desaparecimento de Daiane Alves de Souza

Há 31 dias sem respostas, família convoca sociedade e imprensa para cobrar esclarecimentos sobre desaparecimento de Daiane Alves de Souza Familiares e amigos de Daiane Alves de Souza , de 43 anos, n

13 de Janeiro, 2026