O Município de Itapagipe, é o primeiro, senão o único até o momento a conceder o percentual total de aumento aos educadores, seguindo o Piso Nacional. Chegando à marca de quase 50% de aumento no salário dos professores em 02 anos
Após anunciar o projeto “TUDO PELA EDUCAÇÃO DE NOSSA GENTE”, na segunda-feira (23), que contempla todos os alunos com bolsas, materiais escolares e uniformes, novamente em 2023, o prefeito Ricardo Garcia anunciou nesta quinta-feira (26), mais três ótimas notícias para o desenvolvimento da Educação.
Foram entregues 4 vans zero KM, equipadas, com acessibilidade para cadeirantes e capacidade para 16 ocupantes, que serão utilizadas no transporte dos alunos. Três delas foram adquiridas com emendas do deputado federal André Janones e uma do deputado estadual BOSCO, veículos conquistados através do empenho dos vereadores Adriano, Divino e Geila. Além das vans, foram recebidos mais 700.000,00 (Setecentos Mil Reais) para serem usados na educação municipal. Outra notícia é a conclusão de 02 banheiros na Vila Coqueiros, já com acessibilidade, que trarão mais conforto aos alunos daquela comunidade.
A outra notícia ficou por conta do reajuste salarial aos profissionais da educação. Apesar do imbróglio que envolve o tema no país inteiro, o prefeito pediu a sua equipe financeira um estudo sobre a possibilidade de acatar o piso. Com a resposta positiva de sua equipe econômica, o prefeito assinou o decreto Nº 1335, de 25 de janeiro, que determina a aplicação do Piso Nacional do Magistério aos Professores da Educação Básica e aos Professores da Educação Infantil no município, valendo já para esse mês de janeiro. Professores da Educação Básica-PEB com carga horária de 24 horas semanais receberão R$. 2.652,33 (dois mil seiscentos e cinquenta e dois reais e trinta e três centavos), e os Professores da Educação Infantil-PROINF, com carga horária de 30 horas semanais, receberão R$. 3.315,41 (Três mil trezentos e quinze reais e quarenta e um centavos), além das vantagens de todos os benefícios previstos no plano de carreira e nas legislações vigentes.
Com o aumento concedido, que é 14,95% e o do ano de 2022 de 33,23%, o governo Ricardo e Craidim soma 47,18% de aumento no salário dos profissionais em apenas dois anos de governo. “Nada mais é do que a valorização e reconhecimento desses profissionais, que dedicam todos os dias à educação de nossos alunos e fizeram nossa educação alcançar o primeiro lugar no IDEB, entre as cidades das microrregiões”, disse o prefeito.