28 de Fevereiro, 2025 16h02mJornal Pratense

Crise no abastecimento de água revolta população e prefeito do Prata cobra soluções da Copasa

A crise no abastecimento de água na cidade do Prata tem gerado indignação entre os moradores e levado o prefeito a cobrar respostas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

A crise no abastecimento de água na cidade do Prata tem gerado indignação entre os moradores e levado o prefeito a cobrar respostas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Em visita à sede da estatal em Belo Horizonte, o prefeito recebeu a garantia de que a cidade não enfrentaria falta d’água em 2025 e que todas as obras necessárias seriam concluídas. No entanto, segundo ele, a realidade tem sido diferente.
“Nos prometeram que todas as obras seriam feitas e que em 15 dias dariam uma resposta. Isso não aconteceu. Depois, enviaram uma equipe regional para me entregar um documento, mas nele não havia a garantia de que não faltaria água no Prata. E, neste último fim de semana, a cidade já ficou sem abastecimento novamente”, afirmou o prefeito.
Além da falta de água, a qualidade do serviço prestado também é alvo de críticas. Moradores relatam que a água chega suja às torneiras, comprometendo o consumo e o uso diário. 
“Dizem que a água é própria para consumo, mas nem os representantes da Copasa que estiveram aqui disseram que beberiam essa água”, disse o prefeito, ao questionar a transparência da companhia sobre a situação.
Diante da insatisfação da população, a Prefeitura tem adotado medidas jurídicas contra a Copasa, buscando ressarcimentos e melhorias no serviço. 
“Estamos cobrando via Justiça e Procon para garantir que a infraestrutura da cidade seja adequada. A cidade tem 151 anos e precisa de redes modernizadas, além de um corpo técnico mais qualificado para solucionar os problemas”, destacou.
O prefeito também fez críticas diretas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e ao presidente da Copasa, exigindo que ambos visitem o município para conhecer de perto os problemas enfrentados pela população. “Convido o governador e o presidente da Copasa para virem aqui tomar um café feito com a água fornecida pela Copasa. 
Se dizem que a água é boa, bebam-na”, ironizou. Por fim, o prefeito reforçou seu compromisso com os cidadãos e afirmou que continuará cobrando soluções. “Podem me cobrar, porque pedi o voto de vocês. Mas também vou cobrar governador, senador e deputados para resolver essa situação. E quem não ajudar a resolver esse problema pode me considerar um adversário político.”
A população do Prata segue aguardando respostas concretas da Copasa e do governo estadual sobre as ações para garantir um abastecimento regular e de qualidade.

Publicidade

Notícias relacionadas

Crise no abastecimento de água revolta população e prefeito do Prata cobra soluções da Copasa

A crise no abastecimento de água na cidade do Prata tem gerado indignação entre os moradores e levado o prefeito a cobrar respostas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

26 de Fevereiro, 2025

Prefeito Xexéu cobra compromisso formal da Copasa sobre crise hídrica no Prata

O prefeito Xexéu fez duras críticas à Copasa, cobrando um compromisso formal sobre o abastecimento de água no Prata em 2025.

21 de Fevereiro, 2025

Prefeito de Prata relata problemas com a Copasa e cobra soluções imediatas com diretores em BH

O prefeito da cidade do Prata, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha, o popular Xexéu concedeu uma entrevista nesta semana para tratar de um dos principais desafios enfrentados pelo município: os recorre

23 de Janeiro, 2025