
Na sessão ordinária da Câmara de Frutal, realizada na segunda-feira (7), a tribuna livre foi utilizada pelo diretor da Escola Técnica da Guarda Mirim de Frutal, Dhouglas Araújo Soares, e pelo presidente da instituição, José Maria Perim. Ambos trouxeram importantes informações sobre os avanços e projetos da entidade, que há anos se destaca como referência na formação de jovens, não apenas em Frutal, mas também em cidades e estados vizinhos.
Durante a fala, foi destacada a recente criação da Escola Técnica da Guarda Mirim, cujas atividades tiveram início em fevereiro deste ano. Atualmente, 60 jovens participam das aulas do curso técnico em Administração, oferecido por meio do programa estadual “Trilha do Futuro”, do Governo de Minas Gerais — sendo 30 alunos no período da tarde e outros 30 à noite. A proposta visa capacitar os adolescentes para o mercado de trabalho e ampliar as oportunidades profissionais na região. Segundo Dhouglas, a expectativa é de que, a partir de 2026, a escola passe a ofertar também os cursos técnicos de Eletrotécnica, Eletrônica, Enfermagem e Segurança do Trabalho, ampliando ainda mais o alcance e a diversidade da formação oferecida.
A apresentação recebeu elogios dos vereadores, que parabenizaram a iniciativa e reconheceram a importância do trabalho realizado pela Guarda Mirim. Os parlamentares também se colocaram à disposição para apoiar o desenvolvimento dos novos projetos da entidade.