09 de Outubro, 2025 11h10mGuerra

Israel e Hamas assinam acordo de cessar-fogo após dois anos de guerra em Gaza

Após dois anos de intensos confrontos e destruição na Faixa de Gaza, Israel e o movimento islamista Hamas assinaram nesta quinta-feira (9/10) um acordo histórico de cessar-fogo e libertação de reféns, seguindo o plano proposto pelo presidente americ

Após dois anos de intensos confrontos e destruição na Faixa de Gaza, Israel e o movimento islamista Hamas assinaram nesta quinta-feira (9/10) um acordo histórico de cessar-fogo e libertação de reféns, seguindo o plano proposto pelo presidente americano Donald Trump para encerrar o conflito que devastou o território palestino desde 2023.
O acordo foi firmado no Egito, após quatro dias de negociações indiretas realizadas na cidade turística de Sharm el-Sheikh, com a mediação dos Estados Unidos, Catar e Turquia.
A data exata da entrada em vigor do cessar-fogo ainda não foi anunciada. Segundo fontes do Hamas, a libertação dos reféns vivos, capturados durante o ataque de 7 de outubro de 2023, que deu início à guerra, ocorrerá “de acordo com as condições no terreno” em Gaza.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu classificou o momento como “um grande dia para Israel” e informou que o gabinete de governo se reunirá às 15h (horário de Brasília) para ratificar o acordo, condição necessária para sua implementação oficial.
A assinatura representa o primeiro passo concreto rumo à pacificação da região, após meses de impasse diplomático e uma das mais graves crises humanitárias da história recente do Oriente Médio.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Sicoob Creditril e Grupo Bate Coração realizam ação de doação de sangue em Uberlândia

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso com a comunidade, o Sicoob Creditril promoveu, nesta quarta-feira (26), uma grande ação de doação de sangue em parceria com o Grupo Bate Coraç

27 de Novembro, 2025

Homem é preso suspeito de matar a mãe e usar o dedo dela para acessar contas bancárias em SP

Um estudante de direito de 28 anos foi preso no último sábado (22/11), em São Paulo, suspeito de assassinar a própria mãe, a professora aposentada Eliana Roschel, de 61 anos.

25 de Novembro, 2025

Educação Antirracista em foco: Luana Tolentino inspira escolas de Frutal com diálogo e reflexão

Frutal recebeu, nesta semana, a escritora, professora e referência nacional em educação antirracista Luana Tolentino para uma programação especial voltada à promoção de escolas mais inclusivas

24 de Novembro, 2025