O Secretário de Fazenda do município de Comendador Gomes, Leandro Garcia, recebeu a reportagem do Jornal da Cidade, para falar um pouco como está a arrecadação de tributos no município.
Ele falou sobre o trabalho realizado pela sua secretaria neste ano de 2021. Segundo informou o secretário Leandro, o prefeito Jerônimo Santana orientou para que fosse feito uma otimização na arrecadação do município.
Leandro lembrou que o ano de 2021 foi um ano difícil para todos devido a pandemia de Covid-19. Muitas pessoas perderam seus postos de trabalho e tiveram dificuldade financeira, portanto houve muito atraso no pagamento de impostos, entre outros compromissos.
“Nós não podíamos e não deixamos ‘a peteca cair’ pois a prefeitura precisa se manter. Precisamos de dinheiro para manter funcionando todos os setores de atendimento à população como a Educação de forma geral, seu transporte escolar; também a Saúde, além de gastos extras com o combate à pandemia, pois além do dinheiro destinado especificamente para este fim, sempre há despesas extras e, todos os demais serviços que devem e tem que ser prestados para dar dignidade à população”, explicou o secretário Leandro. No início do ano apresentamos ao prefeito Jerônimo também o projeto de regularização da Dívida Ativa. Para isto foi feito, além de outras providências o parcelamento do IPTU e de todo restante da dívida ativa. “Além de regularizar a situação do munícipe conseguimos aumentar a arrecadação do município”, explicou o secretário.
Também foi feito a otimização na arrecadação do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), ou seja, do imposto cobrado a toda compra e venda de imóveis, tanto rural quanto urbano dentro do território municipal intensificando a fiscalização. “Mesmo com a crise causada pela pandemia, este ano de 2021 será um dos anos mais significativos na arrecadação de ITBI no município de Comendador Gomes”, explicou Leandro. “A arrecadação como um todo melhorou bastante. Em Comendador Gomes já existia um protocolo que não estava funcionando a contento e melhoramos isto. Trabalhamos com documentos sigilosos e o protocolo precisava funcionar corretamente, principalmente no setor de Tributação”, explicou ele. Para isto, eles melhoraram os procedimentos e tem atualizado todos os cadastros de micro empresário individual (MEI), pequenas, médias e grandes empresas. “Portanto, os processos são atendidos com mais precisão e com mais agilidade”, arrematou o secretário Leandro Garcia.