Frutal promove evento sobre patrimônio documental e gestão de arquivos públicos nos dias 9 e 10 de julho
A Prefeitura Municipal de Frutal, por meio da Secretaria de Cultura e do Arquivo Público Municipal, realiza nos dias 9 e 10 de julho de 2025 o evento “A Cidade e seu Patrimônio Documental”, que acontecerá no auditório da Secretaria de Desenvolviment
A Prefeitura Municipal de Frutal, por meio da Secretaria de Cultura e do Arquivo Público Municipal, realiza nos dias 9 e 10 de julho de 2025 o evento “A Cidade e seu Patrimônio Documental”, que acontecerá no auditório da Secretaria de Desenvolvimento, localizado na Rua Iturama, 1491.
Com uma programação voltada à reflexão e ao debate sobre a importância dos arquivos públicos, o evento tem como objetivo destacar o papel fundamental da gestão documental para a eficiência administrativa, a transparência na gestão pública e a preservação da memória coletiva.
A iniciativa reunirá profissionais da área de arquivos, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados, promovendo mesas de debate, minicursos e espaços de troca de experiências. Segundo os organizadores, o fortalecimento da cultura arquivística é essencial para a construção de uma administração pública mais eficaz e para a valorização do patrimônio documental como parte da identidade municipal.
A programação tem início na quarta-feira (9), às 8h30, com credenciamento dos participantes. A cerimônia de abertura acontece às 9h, seguida de uma mesa-redonda com o tema “Arquivo: gestão, patrimônio e cidadania”, com a presença de especialistas como Raphael Bahia do Carmo (IPHAN), Maria Andréa Angelotti Carmo (UFU) e Alex Fernandes de Oliveira (UFU). À tarde, serão realizados dois minicursos, abordando temas como arquivos patrimoniais e o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Na quinta-feira (10), a programação continua com o minicurso “Gestão de Documentos”, ministrado por Alex Fernandes de Oliveira.
A Prefeitura de Frutal convida toda a comunidade a participar. A presença no evento representa uma contribuição importante para o avanço das políticas públicas de arquivo na região e o fortalecimento da cidadania por meio da preservação da memória institucional.
Há 31 dias sem respostas, família convoca sociedade e imprensa para cobrar esclarecimentos sobre desaparecimento de Daiane Alves de Souza Familiares e amigos de Daiane Alves de Souza , de 43 anos, n
O Ministério Público de Minas Gerais, representado pela promotora Angélica Pollyana Queiroz de Medeiros, formalizou nesta quinta-feira a assinatura de um aditivo ao Termo de Ajustamento de Condut
O CRAS/PAIF realizou, no dia 25 de fevereiro, uma roda de conversa no Centro de Eventos Antônio Vicente Prata (Tonhão) em Itapagipe, em alusão à campanha Fevereiro Rosa, voltada à conscientizaç
Na última quarta-feira (04/02), a Prefeitura de Campina Verde realizou, na ESF João Luiz França, uma importante capacitação voltada ao atendimento de urgência e primeiros socorros.