Cerca de 2 mil profissionais que atuam com políticas socioassistenciais em todo o Brasil participam, em Belém-PA, do 21º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O evento foi aberto oficialmente no último dia 7, quarta-feira, e segue até sexta, dia 9, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Até o final da manhã mais de 1500 pessoas já haviam passado pelo credenciamento, entre assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, educadores sociais, prefeitos e gestores municipais de todo o Brasil.
O CONGEMAS 2019 trouxe ao Pará o tema “Os desafios da Proteção Socioassistencial em contexto de restrição fiscal” e o colegiado chama atenção para o momento que tem passado o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) frente as consequências das severas restrições fiscais que estão sendo impostas.
A programação conta com painéis, debates, oficinas e mesas redondas. Na manhã desta quarta feira, o painel que trouxe como tema de abertura “A trajetória de conquistas e desafios dos serviços socioassistenciais no Brasil: 10 anos da tipificação nacional dos serviços sócioassistenciais” teve a coordenação do vice presidente do Congemas, José Cruz que destacou a importância da realização do evento acontecer na região Norte e poder contar com significativa representatividade de todo o país.
Do blog da Benigma Soares