Nesta semana o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), promoveu com apoio da Prefeitura Municipal de Ouroeste, um curso de capacitação aos novos Conselheiros Tutelares e representantes da Rede Intermunicipal, constituída por profissionais do CRAS, Educação, Saúde e Casa Abrigo. A capacitação aconteceu de 10 a 13 de fevereiro, no Salão Paroquial, da Igreja Matriz.
A formação continuada com profissionais da assessoria Rompenuve Direitos Humanos, por meio dos especialistas Marco José Domenici Maida, psicólogo e mestre em ciências em mudança social e participação política da EACH/USP e de Edson Maurício Cabral assistente social, mestre em serviço social pela PUC. Com temas como Origens do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), diagnósticos para formulação e avaliação de políticas públicas, formação continuada para conselheiros do Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção tem por objetivo, refletir sobre os princípios que motivaram a elaboração da Lei Federal nº 8.069/90 e que devem sustentar a prática de projetos de fomento/atendimento direto à crianças e ao adolescente, o papel da sociedade civil na política de atendimento as crianças e adolescentes.
Na oportunidade foram debatidos exemplos reais da comunidade. O Trabalho em instituições de acolhimento como a Casa Abrigo, escolas e projetos de atendimento direto à criança e ao adolescente. Debateram exemplos de casos da comunidade, pertinentes as dificuldades enfrentadas e trabalho em Rede Intersetorial, com isto, buscou-se levar gestores, conselheiros do CMDCA, Conselheiros Tutelares, e representantes da Educação, Saúde a compreenderem a legislação voltada aos Direitos da Criança e do Adolescente e as implicações, na tomada e encaminhamento de decisões, dentre outras atribuições do órgão que tem como inequívoca atribuição a formulação e o controle da política de atendimento as crianças e adolescentes no âmbito municipal.