03 de Abril, 2025 09h04mSaúde por Rádio Agência Nacional

Anvisa proíbe lâmpadas de alta potência para bronzeamento artificial

Baixar Tocar Em mais um esforço para banir de vez as câmaras de bronzeamento artificial, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso das lâmpadas fluorescentes de alta potência, usadas nestes equipamentos. A resolução, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (2/4), veta, ainda, o armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação e propaganda destas lâmpadas no país

Em mais um esforço para banir de vez as câmaras de bronzeamento artificial, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso das lâmpadas fluorescentes de alta potência, usadas nestes equipamentos.

A resolução, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (2/4), veta, ainda, o armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação e propaganda destas lâmpadas no país.

Desde novembro de 2009 as câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos são proibidas em todo o Brasil. Mas, segundo a Anvisa, elas vem sendo usadas, sistematicamente, de forma irregular.

Publicidade

De acordo com o órgão regulador, a decisão de agora tem como base uma publicação da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer, vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS), que concluiu que o uso de câmaras de bronzeamento artificial é cancerígeno para humanos.

Na resolução publicada agora, a Anvisa cita que entre os problemas de saúde associados ao uso desses equipamentos estão, além do câncer de pele, queimaduras, cicatrizes, rugas, ferimentos cutâneos, inflamação da córnea e da íris, conjuntivite e catarata precoce.  

© Marcelo Camargo/Agência Brasil Saúde A resolução foi publicada no Diário Oficial nessa quarta-feira (2/4). Rio de Janeiro 03/04/2025 - 09:57 Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Anvisa bronzeamento artificial lâmpadas quinta-feira, 3 Abril, 2025 - 09:57 1:29

Publicidade

Notícias relacionadas

Frutal abre inscrições para o Programa de Inseminação Artificial que beneficia pequenos produtores

A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria do Produtor Rural, abriu as inscrições para o Programa de Inseminação Artificial de Frutal (PIAF) 2025.

13 de Maio, 2025

DF amplia vacinação contra gripe para população acima de 6 meses

A partir da próxima segunda-feira (19), toda a população do Distrito Federal (DF) com idade a partir de 6 meses poderá se vacinar contra a gripe na rede pública de saúde

15 de Maio, 2025

Hospital de Base de São José do Rio Preto é o maior prestador de serviços para o SUS em 2024!

O Hospital de Base de São José do Rio Preto (HB), referência em saúde pública, alcançou um marco importante: é o maior prestador de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São

01 de Abril, 2025