18 de Novembro, 2025 11h11mSaneamento Básico

Privatização da Copasa avança na Assembleia após aprovação na CCJ

A tramitação do Projeto de Lei (PL) 4.380/2025, que autoriza a privatização da Copasa, deu um passo decisivo nesta segunda-feira (17/11).

A tramitação do Projeto de Lei (PL) 4.380/2025, que autoriza a privatização da Copasa, deu um passo decisivo nesta segunda-feira (17/11). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou o prosseguimento da proposta, que agora segue para análise da Comissão de Administração Pública (APU). A APU já tem reunião marcada para esta terça-feira (18/11), às 10h, além de uma audiência pública no mesmo dia com participação do diretor-presidente da companhia, Fernando Passalio.
A aprovação foi viabilizada após a apresentação do substitutivo nº 1 pelo relator, deputado Doorgal Andrada (PRD), que promoveu ajustes no texto original e incluiu dispositivos voltados à proteção de consumidores e trabalhadores. Entre os pontos acrescentados estão a garantia de manutenção dos empregos por, no mínimo, 18 meses após a privatização; o cumprimento de metas de universalização do abastecimento de água e esgoto; e a preservação da tarifa social para famílias de baixa renda.
O parecer recebeu votos contrários dos deputados Beatriz Cerqueira (PT) e Jean Freire (PT), que criticaram a velocidade da tramitação e compararam o movimento à votação da PEC 24/2023 que retirou a obrigatoriedade de referendo popular para a venda da Copasa e foi aprovada pelo quórum mínimo de 48 votos.
Com a decisão da CCJ, o projeto caminha para novas etapas dentro da ALMG, em meio a debates intensos sobre o futuro da companhia e o impacto da possível privatização nos serviços de saneamento em Minas Gerais.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Prata avança na revitalização da sinalização de ruas e avenidas

A cidade do Prata segue recebendo importantes trabalhos de revitalização da sinalização horizontal em ruas e avenidas.

01 de Junho, 2026

Frutal avalia futuro da concessão de saneamento e abre debate sobre contrato com a Copasa

O prefeito de Frutal, Bruno Augusto, se manifestou sobre o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto no município, atualmente operados pela Copasa.

25 de Maio, 2026

DMAE realiza intervenção na rede de esgoto e pede atenção na Rua da Saudade em Conceição das Alagoas

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) está realizando uma intervenção na rede de esgoto na Rua da Saudade, na altura do número 644, em Conceição das Alagoas.

19 de Março, 2026