18 de Novembro, 2025 11h11mSaneamento Básico

Privatização da Copasa avança na Assembleia após aprovação na CCJ

A tramitação do Projeto de Lei (PL) 4.380/2025, que autoriza a privatização da Copasa, deu um passo decisivo nesta segunda-feira (17/11).

A tramitação do Projeto de Lei (PL) 4.380/2025, que autoriza a privatização da Copasa, deu um passo decisivo nesta segunda-feira (17/11). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou o prosseguimento da proposta, que agora segue para análise da Comissão de Administração Pública (APU). A APU já tem reunião marcada para esta terça-feira (18/11), às 10h, além de uma audiência pública no mesmo dia com participação do diretor-presidente da companhia, Fernando Passalio.
A aprovação foi viabilizada após a apresentação do substitutivo nº 1 pelo relator, deputado Doorgal Andrada (PRD), que promoveu ajustes no texto original e incluiu dispositivos voltados à proteção de consumidores e trabalhadores. Entre os pontos acrescentados estão a garantia de manutenção dos empregos por, no mínimo, 18 meses após a privatização; o cumprimento de metas de universalização do abastecimento de água e esgoto; e a preservação da tarifa social para famílias de baixa renda.
O parecer recebeu votos contrários dos deputados Beatriz Cerqueira (PT) e Jean Freire (PT), que criticaram a velocidade da tramitação e compararam o movimento à votação da PEC 24/2023 que retirou a obrigatoriedade de referendo popular para a venda da Copasa e foi aprovada pelo quórum mínimo de 48 votos.
Com a decisão da CCJ, o projeto caminha para novas etapas dentro da ALMG, em meio a debates intensos sobre o futuro da companhia e o impacto da possível privatização nos serviços de saneamento em Minas Gerais.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Planura avança com reforço na frota escolar e da saúde

O município de Planura recebeu a confirmação de novos investimentos que vão impactar diretamente os serviços de Educação e Saúde.  O anúncio foi feito pelo prefeito Tuniquim Botelho, após o

26 de Janeiro, 2026

DMAE realiza intervenção na rede de esgoto e pede atenção na Rua da Saudade em Conceição das Alagoas

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) está realizando uma intervenção na rede de esgoto na Rua da Saudade, na altura do número 644, em Conceição das Alagoas.

19 de Março, 2026

Frutal recebe Festival de Food Trucks com gastronomia, cultura e artesanato na Praça da Matriz

A cidade de Frutal será palco, entre os dias 16 e 19 de abril, de mais uma edição do Festival de Food Trucks, que promete movimentar a economia local e oferecer uma programação diversificada para

15 de Abril, 2026