A Vigilância Sanitária de Itapagipe realiza mensalmente coletas de água em pontos estratégicos do município, desde o ano de 2013.
Ao todo, são 6 amostras coletadas nos hidrômetros de cada local, uma vez que a empresa responsável pelo abastecimento de água do município, também é responsável pela qualidade e vigilância da água destinada ao consumo humano, desde sua saída na estação de tratamento até o hidrômetro.
Essas amostras são coletadas pelos técnicos da Vigilância Sanitária de Itapagipe e enviadas para o Laboratório Macrorregional de Uberaba, onde são feitas as análises de coliformes totais e também análises de escherichia coli, com o objetivo de monitorar a água ofertada a população, em atendimento a PORTARIA GM/MS N° 888 DE 04 DE MAIO DE 2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
Essas coletas são realizadas conforme a parceria entre Estado e Município, dentro do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), onde desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano em todo território nacional.
No último dia 11 de abril, a equipe da Vigilância Sanitária do município, composta pelo seu coordenador Kaique Ferreira Machado e o fiscal sanitário Alacir Correia Jonas Junior, realizou a coleta da água para a análise de coliformes totais, cujo resultado informou que todas as amostras se encontram satisfatórias.
O município já está em processo de compra de equipamentos para que se inicie também nesses pontos a análise de Cloro, a ser realizada mensalmente. (Fonte: Prefeitura de Itapagipe)