05 de Novembro, 2021 17h11mSaneamento Básico

EQUIPE DA PREFEITURA REALIZA VISITA TÉCNICA NA ETE EM PIRAJUBA

O prefeito Airton Alves (Gauchinho), acompanhado por servidores municipais, fez uma visita técnica à Estação de Tratamento

O prefeito Airton Alves (Gauchinho), acompanhado por servidores municipais, fez uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Pirajuba, que é gerida pela Companhia de Abastecimento e Saneamento de Minas Gerais – COPASA. Na ocasião, a equipe da companhia, liderada pelo técnico em tratamentos e efluentes Carlos Breno e pelos operadores da ETE, Márcio e Ernandes, mostraram todas as etapas e tecnologias utilizadas na purificação, que permite devolver ao meio ambiente a água consumida pela população, com alto índice de descontaminação, que reduz assim, o impacto ambiental do esgoto e proporciona diversos outros benefícios relacionados à saúde pública.

Carlos explica que a primeira fase do processo é a de gradeamento, onde há espaços com grades mais espessas e mais finas que impedem a passagem de resíduos como plásticos, papel e folhas, por exemplo. Após a retenção dos materiais sólidos, o esgoto passa pelo desarenador, que são caixas utilizadas para remover a areia. A remoção desses sedimentos decantados é feita mensalmente. Depois, vem a etapa elevatória, onde é feito o bombeamento do esgoto para os reatores. Duas bombas trabalham em sistema de revezamento. Caso haja o aumento da vazão, os dois equipamentos funcionam ao mesmo tempo.

O técnico fala ainda que já no reator, é feita a degradação da matéria orgânica de forma anaeróbia, ou seja, sem oxigênio. Nesse estágio, a eficiência alcançada é de até 70%. Por fim, vem a disposição ao solo (capineiras) que funciona como tratamento secundário e permite melhorar ainda mais a eficiência. No reator, o lodo gerado nesse processo, é enviado para os leitos de secagem, que após desidratação é levado para um pequeno aterro que existe dentro do espaço da ETE. Como resultado de tudo isso, o esgoto tratado é devolvido ao corpo receptor com uma remoção média de DBO 92%, reduzindo muito a carga orgânica, o que representa um grande bem para a natureza e a comunidade de forma geral.

Publicidade

Para Gauchinho, é preciso exercitar na prática, a sustentabilidade. “Pirajuba é atualmente, um exemplo quando falamos em preservação ambiental porque estamos seguindo a tendência de muitas cidades desenvolvidas, que traçam e executam estratégias que visam diminuir os impactos da ação homem. Com uma ETE própria, nosso município dá um importante passo para se tornar mais sustentável, além de incentivar toda a comunidade pirajubense a adotar hábitos conscientes e a abraçar esta importante causa, que é cuidar da nossa água e da natureza como um todo”, disse o chefe do Executivo.

O Prefeito explicou que o motivo da visita, era assistir o serviço prestado na cidade para acompanhar e garantir que os resultados atinjam aos critérios estabelecidos pela lei. “O tratamento de esgoto, além de uma questão de saúde pública, é uma imposição dos órgãos fiscalizadores. Em cidades com menor porte é natural que esses serviços sejam geridos por companhias especializadas, nesse contexto, o papel do poder público é fiscalizar e garantir que o serviço que é pago pela comunidade, esteja realmente cumprindo o seu propósito”, relatou ele.

Gauchinho afirmou ainda que além do serviço em si, outro aspecto que tem sido trabalhado pelo governo é na renegociação das tarifas, visando com que o serviço se torne mais acessível para todos. “No ato da contratação da COPASA para a construção da ETE e posterior tratamento do esgoto, foi imputada uma taxa de 100% sobre o consumo de esgoto, ou seja, a família que gastasse R$100, teria uma conta final em R$200. Essa tarifa, era estabelecida por uma agência reguladora, a ARSAE, porém, a nosso pedido e de muitos outros prefeitos, com intervenção do governador Romeu Zema, conseguimos uma redução de 26%, totalizando hoje numa tarifa de 74%. Nós sabemos que esse percentual ainda é alto e vamos continuar trabalhando para implementar melhorias, mas, independentemente das tarifas, o benefício do tratamento de esgoto é irrefutável”, finalizou Gauchinho.

Publicidade

Notícias relacionadas

🏆 Pirajuba disputa semifinais da 4ª Super Copa de Futsal Infantil em Campina Verde

No último domingo (24), Pirajuba marcou presença na 4ª Super Copa de Futsal Infantil, realizada no Ginásio Poliesportivo Pedro Caetano de Oliveira, em Campina Verde.

26 de Agosto, 2025