28 de Outubro, 2025 20h10mPolítica por Rádio Agência Nacional

Senado aprova mudanças nos critérios para prisão preventiva

O Senado aprovou, nesta terça-feira, mudanças nos critérios para prisão preventiva e conversão de prisão em flagrante em preventiva durante audiência de custódia. O texto define quatro critérios para a justiça avaliar a periculosidade da pessoa detida: o modo de agir, com premeditação e uso da violência; participação em organização criminosa; quantidade e variedade de drogas, armas e munições aprendidas; e a possibilidade de repetição de crimes

O Senado aprovou, nesta terça-feira, mudanças nos critérios para prisão preventiva e conversão de prisão em flagrante em preventiva durante audiência de custódia.

O texto define quatro critérios para a justiça avaliar a periculosidade da pessoa detida: o modo de agir, com premeditação e uso da violência; participação em organização criminosa; quantidade e variedade de drogas, armas e munições aprendidas; e a possibilidade de repetição de crimes. 

Os critérios não precisam ser acumulativos, bastando a presença de um deles para justificar a prisão preventiva.

Publicidade

O projeto também permite que a polícia ou o Ministério Público peça a coleta de DNA para presos em flagrante por crime praticado com violência ou grave ameaça; por crime contra a liberdade sexual; por crime sexual contra vulnerável; e por participação em organização criminosa.

O texto agora segue para sanção do presidente Lula.

1:06

Publicidade

Notícias relacionadas

Senado aprova projeto que cria medidas emergenciais para exportadores

O Senado aprovou hoje o projeto que cria medidas emergenciais para apoiar exportadores brasileiros afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos. A proposta prevê reforço de R$ 30 bilhões a fundos de

16 de Setembro, 2025

Senado reage a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment de ministros

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá, afirmou que o Legislativo está perplexo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de permitir que

03 de Dezembro, 2025

CONTRAN APROVA MUDANÇAS NO PROCESSO PARA TIRAR A CNH; CUSTO PODE CAIR ATÉ 80%

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (1º), a resolução que altera o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

01 de Dezembro, 2025