
Em uma conversa telefônica nesta terça-feira (12), o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmaram a importância da parceria entre os dois países diante dos desafios comerciais e geopolíticos atuais.
Durante o diálogo, Xi ressaltou que China e Brasil podem servir de exemplo de “autossuficiência” para o Sul Global, fortalecendo a cooperação em um cenário marcado por tensões comerciais internacionais.
Nos últimos meses, ambos os líderes têm se posicionado como defensores do sistema comercial multilateral, contrapondo-se à ofensiva tarifária promovida pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação de Xi ocorreu poucas horas após Trump anunciar a prorrogação de 90 dias da trégua tarifária com Pequim, e depois que Lula anunciou a intenção de dialogar com os líderes da Índia e da China para coordenar uma resposta conjunta às tarifas americanas.
A agência estatal chinesa Xinhua destacou que as relações entre Brasil e China estão em seu melhor momento, evidenciando a intensificação dos laços bilaterais entre as duas nações.
Reprodução: Rede Social