30 de Maio, 2025 16h05mPalestra

Unidades Básicas alertam sobre os riscos e malefícios causados por cigarros e vapes

No próximo domingo, 31 de maio, celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco , uma data instituída em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre os perigos do tabagismo.

No próximo domingo, 31 de maio, celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco, uma data instituída em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre os perigos do tabagismo. Este ano, a Campanha Nacional traz como tema “Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas das empresas para tornar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos”, chamando atenção não só para o cigarro tradicional, mas também para os cigarros eletrônicos, os chamados vapes.

Antecipando-se à data, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade promoveram, ao longo desta semana, diversas palestras educativas voltadas à comunidade. Os encontros buscaram alertar sobre os efeitos nocivos do consumo de tabaco e vapes, especialmente entre jovens, grupo cada vez mais exposto às estratégias de marketing das fabricantes desses produtos.

Um dos momentos mais impactantes ocorreu quando profissionais da saúde apresentaram diferentes modelos de vapes disponíveis no mercado. Muitos participantes ficaram surpresos ao descobrir os riscos associados ao uso desses dispositivos, como problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, além da alta capacidade de causar dependência. “As pessoas costumam achar que o cigarro eletrônico é menos prejudicial, mas isso não é verdade. Ele também contém nicotina e outras substâncias químicas perigosas à saúde”, alertou uma das palestrantes.

Para aqueles que desejam abandonar o hábito de fumar, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Saúde, oferece um programa de tratamento gratuito todas as sextas-feiras, às 13h, na Unidade de Saúde “Dr. Sandoval Henrique de Sá”, no Centro. O agendamento pode ser feito presencialmente ou pelos telefones (34) 3423-2611 e WhatsApp (34) 99794-3662. É necessário apresentar RG, CPF e cartão do SUS.

Publicidade

Notícias relacionadas

Berçarista morre por meningite bacteriana e creche orienta pais sobre cuidados em Rio Preto

Pais de crianças matriculadas na creche Silvia Covas, localizada no Jardim Simões, em São José do Rio Preto, receberam um comunicado da direção da unidade após a morte de uma berçarista de 30

13 de Março, 2026

Ação de saúde leva orientações sobre gravidez na adolescência e ISTs a estudantes de Conceição das Alagoas

Equipes da Atenção Básica em Saúde de Conceição das Alagoas, em parceria com a psicóloga Cláudia Mansur, realizaram uma ação educativa na Escola Municipal Carlos Luz, voltada para a conscien

12 de Março, 2026

Prefeitura de Planura destaca palestra educativa da Guarda Mirim sobre prevenção ao uso de drogas e álcool

A Guarda Mirim de Planura realizou uma importante palestra educativa voltada à conscientização sobre os riscos e as consequências do uso de drogas e do consumo de álcool.

28 de Janeiro, 2026