14 de Outubro, 2025 10h10mIluminação

Apagão afeta Minas Gerais e diversos estados do país durante a madrugada desta terça-feira (14)

Uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou um apagão generalizado em Minas Gerais e em outros estados do Brasil na madrugada desta terça-feira (14).

Uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou um apagão generalizado em Minas Gerais e em outros estados do Brasil na madrugada desta terça-feira (14). A causa oficial, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, registrado às 0h32, que resultou no desligamento da subestação e na interrupção de aproximadamente 10 mil MW no SIN.
Em Belo Horizonte, moradores relataram falta de energia em diversas regiões, incluindo Pampulha, Norte, Nordeste e Centro-Sul. A Cemig informou que a interrupção ocorreu devido à atuação de um esquema de segurança para evitar o colapso do sistema elétrico e que o fornecimento já foi normalizado para todos os clientes.
Além de Minas Gerais, o apagão também afetou São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá e Pernambuco, atingindo as regiões Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país.
De acordo com o ONS, a recomposição da energia começou nos primeiros minutos após o desligamento, com a maioria das cargas normalizadas em até 1h30. A reposição total do sistema ocorreu por volta das 2h30.
O órgão segue monitorando o sistema e investigando detalhadamente a ocorrência para evitar que novos incidentes comprometam o fornecimento de energia.
Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

Estados Unidos e Irã trocam novos ataques e preço do petróleo sobe

Os Estados Unidos e o Irã trocaram ataques com mísseis e drones durante todo o fim de semana e também nesta segunda-feira (13), marcando a mais recente escalada de ataques no sudoeste asiático. A

13 de Julho, 2026

HOSPITAL DO POVO É INAUGURADO E MARCA UMA NOVA ERA PARA A SAÚDE DO PRATA

PRATA (MG) – A noite de sexta-feira (03) ficará eternizada na história do Prata como o início de um novo capítulo para a saúde pública municipal.

10 de Julho, 2026

Vereadora Nara Abgail comemora conquista de R$ 250 mil para a saúde do Prata e celebra avanços com o Hospital do Povo

A vereadora Nara Abgail da Saúde comemorou mais uma importante conquista para o município: R$ 250 mil, destinados à saúde por meio de emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado, já fora

10 de Julho, 2026