13 de Maio, 2025 16h05mGoverno

Prefeito Sérgio Coxa faz balanço dos primeiros 120 dias de gestão em Fronteira

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Cidade, o prefeito de Fronteira, Sérgio Coxa, fez uma avaliação dos primeiros 120 dias de sua administração e destacou conquistas importantes, apesar dos desafios financeiros enfrentados no início do mandato.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Cidade, o prefeito de Fronteira, Sérgio Coxa, fez uma avaliação dos primeiros 120 dias de sua administração e destacou conquistas importantes, apesar dos desafios financeiros enfrentados no início do mandato. Segundo ele, a arrecadação abaixo do esperado tem exigido esforços para equilibrar as contas, mas obras e programas essenciais seguem em andamento.
Entre as entregas previstas para o primeiro semestre, Sérgio destacou a conclusão da sede do ESF-5, unidade de saúde que será entregue à comunidade do bairro Ângelo Passuelo, com uma estrutura de 470 metros quadrados. O prédio substituirá o espaço alugado atualmente utilizado, garantindo melhores condições de atendimento à população. O prefeito defende que o investimento na atenção básica é mais eficaz e econômico do que o tratamento emergencial, além de proporcionar mais qualidade de vida.
Além disso, o prefeito anunciou a entrega da Praça próxima ao cartório e à Igreja Cristã do Brasil, e também o término das obras da Escola Poliana Ziza, que passa por uma reestruturação completa. “É um sonho iniciado há muitos anos. Os alunos hoje têm ar-condicionado, salas modernas. Queremos entregar essa escola até o final do ano”, afirmou.
Um dos grandes destaques da gestão, segundo Sérgio, é a implantação da nova subestação de energia, prevista para entrar em operação em agosto. Ele explica que a atual infraestrutura limita o desenvolvimento industrial da cidade. “Recebemos 13,6 [megawatts] e vamos passar a receber 136. É energia para 20 anos, com sobra. Isso vai transformar Fronteira em um polo muito mais atrativo para investimentos”, disse. O prefeito, ao lembrar que empresas como a ArcelorMittal veio e teve de levar equipamentos de volta por falta de energia suficiente, houve outras empresas que chegaram a desistir de se instalar na cidade, devido à falta de capacidade energética.
Na área da saúde preventiva, Sérgio celebrou a retomada de um programa que identifica problemas de visão em crianças da rede municipal de ensino. “Já identificamos cerca de 150 suspeitas este ano. Caso confirmado, a prefeitura custeia os óculos. Isso muda o futuro dessas crianças”, destacou, citando o caso de um aluno que passou a ter excelente desempenho escolar após receber os óculos corretivos.
No entanto, o prefeito reconhece que ainda há sérias dificuldades com relação ao atendimento hospitalar fora do município, especialmente em casos de média e alta complexidade. “Fronteira, Pirajuba, Frutal, Planura… todas estão sofrendo com a falta de vagas. Nosso hospital está lotado, e muitos pacientes aguardam dias por uma internação em Uberaba. É um sofrimento grande para a população e para nós que tentamos socorrer”, lamentou.
Por isto, Coxa reafirma que não descansará até conseguir a liberação do Estado e Governo Federal para que pacientes de Fronteira possam ser encaminhados para São José do Rio Preto a 60 km, enquanto hoje são levados, muitos pacientes com risco de vida, com dores, acidentados à Uberaba a 200 km. Para ele, esta realidade precisa mudar, para encurtar o sofrimento dos fronteirenses e, assim ele já se reuniu com o secretário de Saúde de Minas, com os gestores hospitalares de São José do Rio Preto, estará se reunindo com o prefeito daquela cidade e, também com o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, para sensibilizar a todos da importância desta liberação, que com certeza salvará muitas vidas e diminuirá sofrimentos vividos hoje.
Encerrando sua fala, Sérgio reforçou que, apesar das dificuldades financeiras, a administração tem se mantido firme no propósito de evoluir, construir e transformar a cidade de Fronteira em um lugar melhor para todos.

Publicidade

Notícias relacionadas

Câmara dos Deputados aprova licença menstrual de até 2 dias

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei 1249/22 que garante licença de até 2 dias consecutivos por mês para mulheres que sofrem com sintomas graves associados ao fl

28 de Outubro, 2025

Em noite de casa cheia, 10ª Copa Hian Souza Dias encerra edição com finais emocionantes no futsal e voleibol

A grande final da 10ª Copa Hian Souza Dias, promovida pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, movimentou o ginásio com uma noite de muita emoção, disputa

09 de Dezembro, 2025

Prefeitura de Frutal reforça compromisso com a qualificação contínua dos servidores

Entre os dias 25 e 28 de novembro, a Prefeitura Municipal de Frutal promoveu mais uma importante ação de capacitação voltada à segurança e à saúde no trabalho.

08 de Dezembro, 2025