11 de Julho, 2024 13h07mGoverno

Governo cria sistema de emissão de Carteira Nacional da Pessoa com TEA

Medida facilita identificação da pessoa que está no espectro autista O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (17), decreto que cria o Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (SisTEA).

Medida facilita identificação da pessoa que está no espectro autista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (17), decreto que cria o Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (SisTEA). A medida deve facilitar e padronizar a emissão da carteira nacional de identificação dessa população.
O sistema informatizado é gerido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) e operacionalizado em conjunto com órgão estaduais e municipais. A assinatura ocorreu durante o encerramento da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.
“Eu sei quem é que precisa de políticas públicas do Estado, que é o povo mais carente desse país, que é o povo mais pobre desse país, que são milhões de brasileiros, dentre eles as pessoas com deficiência. 
Vocês sentem na pele aquilo que a gente, muitas vezes, só vê em filme: o desrespeito, a falta de carinho, de solidariedade, de compreensão, o nojo”, disse Lula.
“Vocês dão um exemplo de dedicação, abnegação e de muita resiliência. Só vocês é que podem dar o exemplo de que o ser humano não tem limite. O ser humano consegue aquilo que quer, é só ele ter vontade”, acrescentou, defendendo que os participantes da conferência façam as críticas necessárias aos governantes e fiscalizem a implementação das políticas públicas.
Durante o evento, o MDH e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também assinaram acordo de cooperação no âmbito da Política Nacional do Cuidado e do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O objetivo é desenvolver ações intersetoriais em resposta às demandas de pessoas com deficiência, considerando a interseccionalidade de gênero, classe, raça, etnia, idade e território e a interdependência entre quem cuida e quem demanda cuidados.
Ainda foi assinada portaria interministerial, entre o MDH e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), sobre procedimentos para adaptações de acessibilidade nos edifícios públicos federais.

Publicidade

Notícias relacionadas

STF inicia julgamento de sete réus da trama golpista com expectativa de sessões mais discretas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (14) o julgamento de sete réus acusados de integrar o núcleo da trama golpista, responsável por espalhar desinformação

14 de Outubro, 2025

Prefeito Xexéu participa de encontro com jovens da Guarda Mirim do Prata

O prefeito Xexéu participou, nesta semana, de uma reunião com os integrantes da Guarda Mirim do Prata, oportunidade em que acompanhou a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela instituição.

13 de Outubro, 2025

Pirajuba realiza o 11º Encontro da Oficina Terapêutica para Fibromialgia com exibição de documentário sobre a doença

O 11º Encontro da Oficina Terapêutica para Fibromialgia, realizado em Pirajuba, proporcionou às participantes uma experiência diferente e marcante.

08 de Outubro, 2025