17 de Dezembro, 2025 10h12mGolpe

STF condena cinco réus do “núcleo 2” por tentativa de golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, cinco réus integrantes do chamado “núcleo 2” da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, cinco réus integrantes do chamado “núcleo 2” da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O julgamento foi concluído nesta terça-feira (16) e encerra a análise dos núcleos denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso.

Foram condenados o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silviane Vasques, os ex-assessores da Presidência da República Filipe Martins e Marcelo Costa Câmara, o ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência Mário Fernandes e a ex-diretora do Ministério da Justiça Marília Ferreira de Alencar.

No caso de Marília Alencar, a Corte manteve a condenação pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito e organização criminosa armada, afastando, porém, outras acusações relacionadas diretamente aos atos de 8 de janeiro de 2023.

Publicidade

Na mesma sessão, os ministros absolveram, também por unanimidade, o ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça Fernando de Sousa Oliveira. Segundo o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, não houve comprovação suficiente de que o réu tenha participado da elaboração ou do uso de relatórios de inteligência destinados a embasar bloqueios de vias durante o segundo turno das eleições de 2022.

Com a conclusão do julgamento do “núcleo 2”, o STF encerra a análise dos grupos denunciados pela PGR no inquérito que apura a tentativa de ruptura institucional, reforçando o entendimento da Corte quanto à responsabilização penal por atos contra o Estado democrático de direito.

Reprodução: Rede Social

Publicidade

Notícias relacionadas

CPI do INSS recorre ao STF para reaver dados sigilosos de controlador do Banco Master

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS devem recorrer nesta segunda-feira (19) ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de reaver o acess

20 de Janeiro, 2026

População em situação de rua cresce 41% em Minas Gerais e coloca Estado entre os três maiores do país

Minas Gerais registrou um aumento expressivo no número de pessoas vivendo em situação de rua nos últimos anos.

19 de Janeiro, 2026

Cidade do Paraná é atingida por ventos fortes de até 180 km/h

A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), foi atingida pela passagem de um tornado no início da noite deste sábado (10) e houve destelhamento de casas, queda de

11 de Janeiro, 2026