29 de Outubro, 2025 11h10mEsporte

Frutal recebe pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores

Entre os dias 4 e 18 de outubro de 2025, a cidade de Frutal entrou para a história do voo a vela nacional ao sediar o 67º Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores.

Entre os dias 4 e 18 de outubro de 2025, a cidade de Frutal entrou para a história do voo a vela nacional ao sediar o 67º Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores. Esta foi a primeira vez que Minas Gerais recebeu uma competição desse porte, consolidando o estado no cenário nacional da modalidade.

O campeonato consagrou Henrique Gudin, do Aeroclube CVVC, como campeão brasileiro. O vice-campeão foi Konrad Bruch (Aeroclube CVVCTA), que também recebeu o título de Piloto Revelação de 2025, enquanto Júlio Alves, do Aeroclube de Rio Claro, completou o pódio na terceira colocação.

A organização do evento agradeceu o apoio do Prefeito Bruno Augusto, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Parcerias, Turismo e Inovação, Glauber da Mata, e de diversos outros colaboradores essenciais para a realização do campeonato no Aeroporto Risoleta Neves.

Publicidade

O campeonato foi dividido em duas etapas: a Etapa Sudeste (4 a 11 de outubro) e o Campeonato Brasileiro (11 a 18 de outubro). Apesar das condições climáticas inicialmente ideais, as chuvas chegaram antes do previsto, desafiando os participantes. “Na primeira semana, o tempo estava muito bom, mas a partir de quarta ou quinta-feira começou a chuva, que avançou até o início do campeonato brasileiro”, explicou a piloto Valéria Caselato.

Mesmo com os obstáculos, o campeonato foi validado conforme o regulamento, que exige a realização de pelo menos duas provas válidas. A Etapa Sudeste cumpriu a meta com duas provas, e o Brasileiro superou-a, com três provas validadas.

Com nove aeronaves no total, quatro na Etapa Sudeste e cinco no Brasileiro, a organização optou por uma classe única, utilizando o sistema de handicap para equilibrar as diferenças de performance entre os modelos, garantindo competição justa e emocionante para todos os pilotos.

Publicidade

Notícias relacionadas

Polícias Civil e Militar realizam operação conjunta contra o tráfico de drogas em Frutal

As Polícias Civil e Militar de Minas Gerais deflagraram, uma operação conjunta de combate ao tráfico de drogas no município de Frutal, no Triângulo Mineiro.

03 de Fevereiro, 2026

Servidores da UEMG Frutal participam de curso de Brigada Orgânica em parceria com o Corpo de Bombeiros

Servidores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Frutal participaram do Curso de Brigada Orgânica – Nível Básico, realizado em parceria com o 7º Pelotão do Corpo de Bombe

21 de Janeiro, 2026

Casa de Apoio de Frutal recebe novas doações e reforça atendimento a pacientes em Uberaba

A Casa de Apoio de Frutal, localizada em Uberaba, recebeu novas doações na manhã desta terça-feira (06), fortalecendo a estrutura e a qualidade do atendimento prestado aos pacientes em tratamento

08 de Janeiro, 2026