29 de Maio, 2026 11h05mEconomia por Agência Brasil

Lei institui 19 de março Dia Nacional da Artesã e do Artesão

O Dia Nacional das Artesãs e Artesãos será comemorado oficialmente em 19 de março. Lei publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União consolida a data e atualiza normas sobre a atividade no país, com foco na valorização

O Dia Nacional das Artesãs e Artesãos será comemorado oficialmente em 19 de março. Lei publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União consolida a data e atualiza normas sobre a atividade no país, com foco na valorização.

Um dos destaques da nova lei é o incentivo à organização e ao fortalecimento de associações de mulheres artesãs. O Poder Público poderá apoiar essas iniciativas, como ações de difusão de saberes tradicionais.

A lei também cita exemplos de ofícios historicamente exercidos por mulheres, como rendeira, bordadeira, tecelã, ceramista e crocheteira, ao destacar a relevância cultural, social e econômica dessas atividades.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Estatuto 

A legislação atualiza o Estatuto da Artesã e do Artesão. De acordo com a norma, a atividade pode ser exercida de forma individual, associada ou cooperativada, com predominância do trabalho manual, ainda que com uso de ferramentas e equipamentos.

Publicidade

Entre os princípios incorporados ao estatuto estão:

valorização da identidade cultural brasileira; promoção da qualificação profissional; integração do artesanato a políticas de desenvolvimento econômico; redução de desigualdades, especialmente de gênero.

Outro ponto previsto é a criação de linhas de crédito específicas para financiar a comercialização da produção artesanal e a aquisição de matéria-prima e equipamentos, com atenção especial às mulheres artesãs.

Formação profissional

A Carteira Nacional da Artesã e do Artesão passa a ter validade de três anos, podendo ser renovada mediante comprovação de contribuições à Previdência Social. Os documentos já emitidos continuam válidos até o fim do prazo original.

A lei também autoriza o poder público a apoiar a construção de sedes de associações, que poderão funcionar como espaços de formação para adolescentes e jovens interessados na atividade artesanal.

Publicidade

Notícias relacionadas

Prefeitura do Prata intensifica ações de limpeza, recuperação de vias e melhoria da iluminação pública

A Prefeitura do Prata tem mantido, de forma permanente e intensa, três frentes de trabalho importantes voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

09 de Março, 2026

🌼 CRAS realiza caminhada e palestra de conscientização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso à Crianças e Adolescentes em Itapagipe

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo dia 18 de maio uma série de ações alusivas ao Dia Nacional

15 de Maio, 2026

Prata realiza Encontro de Fortalecimento da Cultura e da Tradição do 13 de Maio

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura do Prata, acontece no próximo dia 17 de maio, a partir das 9h, o Encontro de Fortalecimento da Cultura e da Tradição do 13 de Maio.

12 de Maio, 2026