28 de Março, 2025 12h03mEconomia por Rádio Agência Nacional

IBGE: trabalhadores com carteira assinada bate recorde em fevereiro

Baixar Tocar O número de trabalhadores no setor privado com carteira assinada chegou a 39,6 milhões no trimestre encerrado em fevereiro, um novo recorde da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua, iniciada em 2012. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a alta aconteceu nas duas comparações da pesquisa, tanto no trimestre como no ano, o que significa mais 2 milhões de brasileiros no mercado formal

O número de trabalhadores no setor privado com carteira assinada chegou a 39,6 milhões no trimestre encerrado em fevereiro, um novo recorde da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua, iniciada em 2012.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a alta aconteceu nas duas comparações da pesquisa, tanto no trimestre como no ano, o que significa mais 2 milhões de brasileiros no mercado formal. O avanço contribuiu para o aumento do rendimento mensal dos trabalhadores, que também bateu o recorde da série histórica da Pnad Contínua, alcançando R$ 3.378.

A pesquisa do IBGE mostra que a taxa de desemprego no país aumentou para 6,8% no mesmo trimestre, frente ao anterior, de setembro a novembro de 2024, quando ficou em 6,1%.

Com o resultado, divulgado nesta sexta-feira (28), a população desocupada cresceu 10,4%, na comparação com o trimestre anterior, chegando a 7,5 milhões de pessoas fora dos postos de trabalho.

Publicidade

Na avaliação da coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy, esta alta do desemprego e o aumento do trabalho formal são características do período.

Outro dado da pesquisa aponta que a parcela de brasileiros ocupados recuou 1,2% frente ao trimestre anterior, alcançando 102,7 milhões de pessoas trabalhando.

Já a taxa de informalidade teve ligeira redução no período dezembro, janeiro e fevereiro, influenciada pela queda no número de empregados sem carteira nos setores privado e público e daqueles que trabalham por conta própria.

© Marcello Casal JrAgência Brasil Economia Pnad registra 39,6 milhões de trabalhadores com carteira assinada Rio de Janeiro 28/03/2025 - 12:41 Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional IBGE carteira assinada Recorde fevereiro sexta-feira, 28 Março, 2025 - 12:41 2:37

Publicidade

Notícias relacionadas

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

A taxa de desocupação, também conhecida como taxa de desemprego, cresceu em 12 das 27 unidades da federação brasileiras no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre de

16 de Maio, 2025

Brasil bate recorde na abertura de pequenos negócios no 1º trimestre

O Brasil bateu recorde na abertura de pequenos negócios nos três primeiros meses deste ano, com mais de 1,4 milhão de registros. Os microempreendedores individuais (MEIs) chegaram a 78% dos novos C

15 de Abril, 2025

Contas públicas têm déficit de R$ 19 bilhões em fevereiro

As contas públicas fecharam o mês de fevereiro com saldo negativo, resultado do déficit do Governo Central

08 de Abril, 2025