09 de Julho, 2025 16h07mCurso

🦠 Capacitação fortalece combate à Raiva em Frutal

Profissionais da saúde de Frutal participaram de uma importante capacitação sobre Raiva Humana e Animal, promovida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba.

Profissionais da saúde de Frutal participaram de uma importante capacitação sobre Raiva Humana e Animal, promovida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba. O evento aconteceu no Centro de Eventos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e reuniu equipes da Macrorregião Triângulo do Sul para fortalecer o enfrentamento da doença.
👨⚕️ De Frutal, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses e do Hospital Municipal Frei Gabriel.
📊 A capacitação incluiu estudo de casos, vídeos educativos, dados epidemiológicos e protocolos atualizados de atendimento e notificação. O objetivo é garantir formação continuada para os profissionais da rede municipal e manter o município preparado para agir frente a possíveis ocorrências.
🔎 Segundo Luiza Elvira, referência técnica regional, houve redução nos atendimentos antirrábicos: de 3.828 casos em 2020 para 3.072 em 2024 — o que pode indicar tanto menor incidência quanto subnotificação.
💬 O médico-veterinário Eduardo Gross destacou a abordagem integrada entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e profissionais da saúde. Já o médico da ESF, Rafael Bernardes, reforçou: “A raiva bovina é letal para o ser humano. Atualizações como essa são essenciais para mantermos a rede preparada.”
✅ A capacitação reafirma o compromisso de Frutal com a prevenção, vigilância e resposta rápida contra a raiva, uma doença que ainda representa risco à saúde pública.

#SaúdeFrutal #Capacitação #RaivaHumana #Zoonoses #VigilânciaEpidemiológica #Frutal #SaúdePública #Uberaba #TriânguloDoSul

Publicidade

Notícias relacionadas

Capacitação fortalece integração entre Atenção Primária e Especializada em Frutal

Uma importante capacitação realizada no dia 30 de abril, no auditório do SINE, reuniu profissionais da saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) com o objetivo de aprimorar a articula

06 de Maio, 2026

Campanha reforça combate à violência contra crianças e adolescentes em Iturama

No dia 18 de maio, data dedicada à campanha de enfrentamento à violência, agressão e a qualquer forma de abuso físico ou psicológico contra crianças, os profissionais da saúde de Iturama refor

25 de Maio, 2026

🌼 CRAS realiza caminhada e palestra de conscientização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso à Crianças e Adolescentes em Itapagipe

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo dia 18 de maio uma série de ações alusivas ao Dia Nacional

15 de Maio, 2026