09 de Dezembro, 2025 10h12mCapacitação

Fortalecimento da Saúde Pública: Vigilância Sanitária Municipal capacita Agentes Comunitárias de Saúde

A Vigilância Sanitária Municipal de Itapagipe promoveu, no dia 08 de dezembro de 2025, uma importante capacitação técnica voltada às Agentes Comunitárias de Saúde (ACS).

A Vigilância Sanitária Municipal de Itapagipe promoveu, no dia 08 de dezembro de 2025, uma importante capacitação técnica voltada às Agentes Comunitárias de Saúde (ACS). A atividade teve como foco central o uso correto, armazenamento, diluição e manipulação segura do hipoclorito de sódio a 2,5%, substância fundamental para diversas ações de vigilância em saúde.

A orientação foi conduzida pelo renomado Sr. Hideraldo Buch, Referência Técnica de Vigilância Ambiental e Supervisor de Arboviroses da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Com vasta experiência na área, o especialista destacou boas práticas e protocolos essenciais para o manejo seguro do produto.

Realizado no Centro de Eventos Waldemar Groke, o encontro proporcionou um espaço de aprendizagem e troca de conhecimentos, reforçando a importância da qualificação contínua das equipes de saúde.

Publicidade

Entre os temas abordados, destacaram-se indicações e finalidades do hipoclorito de sódio a 2,5%, procedimentos corretos de diluição, manuseio e aplicação, cuidados necessários para armazenamento e transporte, estratégias eficientes para repasse das orientações à população e padronização das práticas para garantir eficiência sanitária durante as ações em campo.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em capacitar as ACS, profissionais fundamentais na promoção da saúde comunitária garantindo o uso adequado e seguro do hipoclorito e ampliando a eficácia das ações preventivas durante as visitas domiciliares.

Publicidade

Notícias relacionadas

Vigilância Sanitária de Planura realiza reunião técnica com equipe da NUVISA Estadual

A Vigilância Sanitária Municipal de Planura realizou, no dia 10 de fevereiro de 2026, uma reunião técnica com a equipe do VISACIS, representando a NUVISA Estadual, com o objetivo de alinhar proced

12 de Fevereiro, 2026

Vigilância Sanitária realiza ação educativa com drogarias para orientar sobre descarte correto de agulhas e seringas em Pirajuba

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirajuba, por meio da Vigilância Sanitária, iniciou uma ação educativa em parceria com as drogarias do município para orientar a população sobre o descarte c

10 de Março, 2026

Van da Saúde parada há um ano vira alvo de cobrança na Câmara

O Requerimento nº 02/2026 foi apresentado na Câmara solicitando providências urgentes para o conserto da van do setor de Saúde do município de São Francisco de Sales, utilizada no transporte de

02 de Março, 2026