
A Prefeitura de Itapagipe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo um importante mutirão gratuito de exames de Papanicolau e Mamografia, em parceria com a Carreta de Exames do Hospital do Amor – Instituto de Prevenção de Patrocínio/MG. A iniciativa fortalece as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero e do câncer de mama no município.
Os atendimentos tiveram início no dia 05 e seguem até o dia 09 de janeiro, sendo realizados no PSF Dra. Nohad Andrade Maluf. O mutirão contempla mulheres que se enquadram nas faixas etárias recomendadas pelos protocolos de saúde, garantindo acesso aos exames de forma organizada e segura.
A vinda da carreta ao município foi viabilizada por meio da articulação do vereador Luiz Leonel Filho, reforçando o compromisso conjunto entre o poder público e o Legislativo com a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
O exame de Papanicolau é essencial para a identificação precoce de alterações no colo do útero, muitas vezes antes mesmo do surgimento de sintomas, o que aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz. Já a mamografia é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, doença que apresenta altos índices de cura quando diagnosticada em estágio inicial.
Com ações como essa, a Prefeitura de Itapagipe reafirma seu compromisso com a saúde da população, investindo em prevenção, cuidado e qualidade de vida.



























