
A Secretaria Municipal de Saúde de Frutal participou, na última terça-feira (15), de uma visita técnica às futuras instalações do novo Presídio de Frutal/MG, que está com as obras em fase final. A construção é financiada pelo Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura, que doou o terreno localizado às margens da rodovia que liga Frutal a Pirajuba, próximo à APAC.
Além da Saúde, representantes das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social também integraram a comitiva, recebida pelo diretor da unidade, Rodrigo Inácio. O grupo percorreu todas as áreas do presídio, como pátios, guaritas, setores administrativos e, especialmente, o setor de saúde que atenderá os custodiados.
A secretária de Saúde, Gilcimara Pansani, ressaltou a importância da obra:
🗣️ “Ficamos impressionados com o tamanho e a organização desta estrutura, que será um marco para Frutal. A saúde está presente porque é nossa responsabilidade garantir atenção digna às pessoas privadas de liberdade, como prevê a PNAISP.”
A visita reforça o compromisso do município com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP), implementada pelo Ministério da Saúde, que garante o acesso à saúde dentro das unidades prisionais, como parte do SUS.
Com inauguração prevista para 2025, o presídio terá capacidade para 388 homens em regime provisório ou condenados, contribuindo para a regionalização do sistema e melhores condições de custódia e ressocialização.