
O prefeito Ricardo Garcia recebeu em seu gabinete, as secretárias Maria Elízia Leonel Roldão, de Saúde, e Nagila Garcia, de Desenvolvimento Social, além da secretária adjunta de Saúde, Vania de Oliveira, e da responsável pelo setor de regulação, Geila Francisca de Almeida.
O encontro teve como pauta o funcionamento do sistema de agendamento de consultas e exames no município. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para otimizar o atendimento aos pacientes e garantir que os procedimentos sejam realizados dentro dos prazos adequados. De acordo com as informações apresentadas, os exames eletivos devem ser solicitados diretamente à responsável pelo setor de regulação. As consultas ambulatoriais e eletivas são distribuídas mensalmente em encontros regionais na micro Frutal e Iturama, sendo classificadas conforme a demanda e prioridade.
As consultas eletivas incluem atendimentos programados, como exames de rotina, consultas médicas periódicas e procedimentos cirúrgicos não emergenciais, organizados pela equipe hospitalar com data, horário e reserva de leito. O agendamento é feito conforme a grade de especialidades do Hospital de Clínicas da UFTM, Hospital Regional e Hospital Mario Palmério.
Exames como ressonância magnética, tomografia, cintilografia e cateterismo seguem uma fila de espera, de acordo com a demanda e critérios médicos estabelecidos. Durante a reunião, foi reforçada a necessidade de priorizar pacientes com diagnóstico oncológico confirmado por biópsia. O prazo máximo para o início do tratamento é de 60 dias, e o atendimento ocorre no Hospital Hélio Angotti, sem fila de espera.
Nos casos de urgência e emergência, os pacientes devem procurar imediatamente o Centro Municipal de Atendimento Médico, que tomará todas as medidas necessárias para garantir um atendimento ágil e eficiente.
Para mais informações sobre agendamentos, os pacientes podem entrar em contato pelo telefone (34) 3424-2129 ou pelo WhatsApp (34) 9 9960-3893.