31 de Agosto de 2026
SAÚDE

Fumacê em Frutal começou nesta segunda, dia 28

Por Assessoria de Comunicação da SMS Uma das ações usadas para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doen

R

Publicado em

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Uma das ações usadas para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, Zika e a Chikungunya e que estava sendo bastante aguardada em Frutal começou às 17h20 desta segunda-feira, dia 28 de março.

O veículo fumacê com o equipamento de combate acoplado na carroceria e mais 200 litros de agrotóxicos chegaram no início da tarde vindos da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba. Conforme está claro no Ofício da SRS de Nº 51/2022, o equipamento deverá ser priorizado para os locais com maior gravidade epidemiológica, ou seja, nos bairros com maior notificação de Dengue como é o caso do Centro (por onde a nebulização foi iniciada) Estudantil, Nossa Senhora Aparecida, Jardim das Laranjeiras, Jardim das Palmeiras I (Waldemar Machi I), Nova Frutal, Alto Boa Vista e Santos Dumont.

A camionete fumacê foi conseguida graças ao empenho do prefeito Bruno Augusto e da secretária de Saúde, Patrícia Xavier juntamente com a Câmara de vereadores que lutaram e buscaram junto aos órgãos responsáveis a liberação do veículo fumacê depois que a cidade chegou a 208 casos suspeitos e 100 positivos de janeiro a março deste ano.

O coordenador do Núcleo de Endemias, Jovino Adriano, que foi com sua equipe buscar o veículo, informa que mesmo antes da chegada do fumacê, o município vinha realizando um intenso trabalho de combate às arboviroses com as visitas domiciliares diárias e, desde a semana passada, fazendo o serviço de bloqueio com inseticida em bombas costais nos quarteirões notificados e nos demais localizados no em torno. 

Como bem destacou o coordenador, o fumacê é apenas uma ação de apoio no combate ao mosquito. De nada irá resolver, se a população não contribuir, eliminando ou limpando dentro de casa um dos maiores causadores do aumento da Dengue em Frutal, os focos do mosquito encontrados nos bebedouros de animais, vasos de plantas, depósito de água da chuva e lixos domésticos.

Conforme a programação do Núcleo de Endemias, já a partir de amanhã, terça-feira, dia 28, o fumacê irá passar nos bairros prioritários em dois horários: das 6h às 8h e das 16h às 20h.

Nessa hora, a recomendação é que os moradores abram as janelas e portas, tampem os recipientes de animais e alimentos e só entrem em casa 30 minutos após a passagem do veículo fumacê.

Compartilha esta notícia:

Notícias relacionadas

Fumacê em Frutal começou nesta segunda, dia 28 | Jornal da Cidade