08 de Janeiro, 2026 22h01mPolítica por Agência Brasil

Em ato em SP, manifesto celebra democracia contra atos de 8 de janeiro

Um manifesto lançado na noite desta quinta-feira (8), na capital paulista, comemorou a vitória da democracia contra a tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro de 2023

Um manifesto lançado na noite desta quinta-feira (8), na capital paulista, comemorou a vitória da democracia contra a tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro de 2023.

O documento foi lido em um ato alusivo à data, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

O Manifesto em Defesa da Democracia, da Justiça e da Soberania Nacional foi escrito em conjunto pelo grupo de advogados Prerrogativas, pelo setorial jurídico do Partido dos Trabalhadores de São Paulo e pelo Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP. O documento recebeu apoio de movimentos sociais, partidos políticos e advogados. 

“Pela primeira vez em nossa história, nós, brasileiras e brasileiros, pudemos presenciar, após um julgamento justo e legalmente realizado pelo Supremo Tribunal Federal, a prisão pelos crimes de atentado ao Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado de todos aqueles que colaboraram, executaram e organizaram as tentativas frustradas de ruptura institucional”, continua o texto.

Publicidade

O documento ainda faz referência à atual conjuntura internacional, marcada pelas agressões dos Estados Unidos contra a Venezuela.

“O dia de hoje marca primeiramente uma festa cívica e histórica em defesa da democracia. Deve, porém, ser também uma data na qual todos nós, brasileiras e brasileiros, redobramos as atenções diante de toda e qualquer ameaça interna ou externa ao estado democrático de direito brasileiro e à nossa soberania nacional”. 

Antes da leitura do documento, opositores aos partidos de esquerda que organizaram o ato causaram um tumulto em uma das entradas do Salão Nobre, onde o evento foi realizado. Eles foram retirados do recinto aos gritos de “recua, fascista, recua”.

Publicidade

Notícias relacionadas

Menino de 8 anos sofre injúria racial durante partida de futebol em Uberlândia

Um episódio revoltante marcou um campeonato de futebol society em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, neste domingo (9). Um menino de apenas 8 anos foi vítima de injúria racial enquanto se preparav

14 de Novembro, 2025

Prefeitura de Frutal inicia mobilização contra a dengue a partir de 8 de novembro

A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início aos preparativos para uma grande mobilização de combate à dengue, que acontecerá de 8 de novembro até o final do an

07 de Novembro, 2025

Mutirão contra a dengue recolhe 14 caminhões de entulhos em Itapagipe

Entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro, a Prefeitura de Itapagipe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Ambiental, realizou um grande mutirão de limpeza

04 de Novembro, 2025