03 de Julho, 2025 22h07mPolítica por Agência Brasil

Lula e Santiago Peña conversam sobre caso de espionagem da Abin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, conversaram nesta quinta-feira (3) sobre as investigações que apuram ações de uma operação de inteligência promovida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, conversaram nesta quinta-feira (3) sobre as investigações que apuram ações de uma operação de inteligência promovida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a obtenção de informações sigilosas de autoridades paraguaias envolvidas em negociações sobre a usina de Itaipu, de propriedade binacional.

O caso, que começou ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas foi revelado em abril, acabou abalando a relação bilateral e congelando, por decisão paraguaia, as conversas sobre o Anexo C de Itaipu, que trata dos valores da energia excedente da usina.

Apesar da crise, Lula e Peña anunciaram a retomada das conversas sobre Itaipu. 

"E como corresponde a países irmãos, manifestei minha preocupação pelo caso de espionagem e solicitei a vontade plena das autoridades brasileiras para esclarecimentos dos fatos", escreveu o líder paraguaio em postagem após a reunião bilateral. O encontro ocorreu na Residência da Embaixada brasileira em Buenos Aires, na Argentina, pouco antes dos dois presidentes participarem da 66ª Cúpula do Mercosul.

Publicidade

"Também conversamos a respeito das investigações sobre as atividades da Abin no Paraguai, quando reiteramos o respeito e o diálogo como princípios fundamentais da relação entre nossos dois países. Decidimos retomar a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as condições de partilha da energia excedente gerada pela empresa", destacou Lula em manifestação sobre o encontro.

Lula também disse ter aceitado convite para visitar o Paraguai e convidou o presidente Peña a também realizar visita ao Brasil.

Os dois ainda discutiram outros temas da agenda bilateral, como as obras de infraestrutura para ampliar a conectividade entre os países, que inclui a Ponte da Integração, cujas obras de acesso do lado brasileiro já atingiram quase 80% de execução e devem ser concluídas em dezembro.

E falaram sobre o Corredor Bioceânico, uma mega obra de infraestrutura para conectar redes de ligação viária ligando o  Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico através do continente sul-americano, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Publicidade

Notícias relacionadas

Roda de Conversa sobre a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência reúne lideranças e comunidade no Prata

A cidade do Prata promoveu, na última quarta-feira, 10 de dezembro, uma importante roda de conversa voltada ao fortalecimento da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência.

15 de Dezembro, 2025

Declaração de Lula sobre operação no Rio gera críticas de deputados e senadores

A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a operação policial que resultou na morte de 121 pessoas no Rio de Janeiro provocou forte reação entre parlamentares da oposição.

06 de Novembro, 2025

Valorização da vida o ano todo: servidores participam de encontro sobre saúde mental e bem-estar no trabalho 💛

Setembro chegou ao fim, mas o compromisso com a valorização da vida segue firme durante todo o ano em Conceição das Alagoas .

15 de Outubro, 2025