09 de Fevereiro, 2026 15h02mJornal Pratense

Brasil pode registrar 781 mil novos diagnósticos de câncer por ano até 2028

O Brasil deverá enfrentar uma média de 781 mil novos casos de câncer por ano no período entre 2026 e 2028.

O Brasil deverá enfrentar uma média de 781 mil novos casos de câncer por ano no período entre 2026 e 2028. A projeção é do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e aponta que a doença se aproxima das enfermidades cardiovasculares como principal causa de morte no país.
Os dados fazem parte do estudo Estimativa 2026-2028: Incidência de Câncer no Brasil, divulgado no Rio de Janeiro durante as ações do Dia Mundial do Câncer. O levantamento mostra que, entre os homens, os tumores mais frequentes são os de próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e cavidade oral. Já entre as mulheres, predominam os cânceres de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão e tireoide.
O estudo também evidencia fortes desigualdades regionais. O câncer de colo do útero segue entre os mais comuns no Norte e Nordeste, enquanto o de estômago apresenta maior incidência nessas regiões entre os homens. Tumores ligados ao tabagismo, como os de pulmão e boca, são mais recorrentes no Sul e Sudeste.
Segundo o Inca, essas diferenças estão relacionadas ao acesso desigual à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento, além de fatores como saneamento básico, obesidade e sedentarismo. O aumento dos casos de câncer de cólon e reto preocupa os especialistas, por estar associado à exposição cada vez mais precoce a fatores de risco.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a vacinação contra o HPV tem contribuído para a redução dos casos de câncer de colo do útero e reforçou que a prevenção é o principal caminho, com foco no combate ao tabagismo e à obesidade. Ele também anunciou a adesão da operadora Amil ao programa Agora Tem Especialistas, que vai disponibilizar 600 cirurgias em hospitais privados para pacientes do SUS que aguardam na fila por atendimento.

Publicidade

Notícias relacionadas

Cidade do Paraná é atingida por ventos fortes de até 180 km/h

A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), foi atingida pela passagem de um tornado no início da noite deste sábado (10) e houve destelhamento de casas, queda de

11 de Janeiro, 2026

Polícia Militar prende foragido por homicídio na zona rural de Prata

A Polícia Militar prendeu, um homem foragido da Justiça acusado de homicídio, em uma fazenda localizada na zona rural do município do Prata.

09 de Fevereiro, 2026

MUTIRÃO DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

O prefeito Marcel Xexéu visitou a Policlínica Municipal Conceição Aparecida, onde lançou oficialmente o projeto Mutirão de Prevenção do Câncer de Mama.

09 de Fevereiro, 2026