01 de Abril, 2025 09h04mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Chuvas causam transtornos nas regiões Sul e Sudeste

Baixar Tocar O último dia de março foi marcado por fortes chuvas em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Os estragos ainda se refletem na manhã desta terça-feira (1/4), especialmente na capital paulista e região do ABC, assim como em Porto Alegre. Os paulistanos enfrentam problemas por causa de inundações. Os municípios de Mauá, onde uma casa desabou, e Santo André, registraram em poucas horas mais da metade do volume de chuva previsto para todo o mês de março

O último dia de março foi marcado por fortes chuvas em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Os estragos ainda se refletem na manhã desta terça-feira (1/4), especialmente na capital paulista e região do ABC, assim como em Porto Alegre.

Os paulistanos enfrentam problemas por causa de inundações. Os municípios de Mauá, onde uma casa desabou, e Santo André, registraram em poucas horas mais da metade do volume de chuva previsto para todo o mês de março. Na capital, centenas de trabalhadores enfrentaram dificuldades para voltar para casa. O temporal inundou ruas, estações do metrô e de trens, que tiveram a circulação interrompida até a madrugada de hoje. Houve queda de árvores e transbordamento de rios.

A previsão é de mais chuva forte para os próximos dias e, por isso, a prefeitura de São Paulo prorrogou por mais duas semanas a operação de alerta, em que as equipes da Defesa Civil seguem mobilizadas para atendimento a emergências.

Publicidade

Na capital gaúcha, o temporal veio acompanhado de fortes ventos, que chegaram a 100 quilômetros por hora em algumas regiões, destelhando casas e arrastando o que estava pela frente. Um caminhão chegou a tombar. A defesa civil de Porto Alegre registrou 105 ocorrências e ainda há pontos de bloqueio por causa de queda de árvores e bolsões d’água. Até o final da noite, vários semáforos estavam fora de operação. O mau tempo também afetou a circulação de trens e metrô.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de abril será marcado por chuvas nas regiões sudeste e sul. Mas elas não serão tão volumosas, ficando próximas da média para o mês.  

© Paulo Pinto/Agência Brasil Meio Ambiente São Paulo e Rio Grande do Sul foram os estados mais afetados. Rio de Janeiro 01/04/2025 - 09:35 Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional chuvas São Paulo Rio Grande do Sul terça-feira, 1 Abril, 2025 - 09:35 1:50

Publicidade

Notícias relacionadas

Creche do Setor Sul começa a sair do papel e representa investimento de mais de R$ 4,5 milhões em Prata

A construção da tão aguardada Creche do Setor Sul, em Prata, começou a se tornar realidade.

15 de Junho, 2026

Transparência nas emendas parlamentares fortalece controle e confiança da população

A transparência na aplicação dos recursos públicos é um dos pilares fundamentais da atuação da Câmara Municipal de Campo Florido.

25 de Maio, 2026

Prefeitura do Prata inicia sinalização horizontal nas vias urbanas e reforça segurança no trânsito

Nesta semana, a Prefeitura do Prata deu início a um trabalho de sinalização horizontal em diversas ruas da cidade, com foco especial nas principais esquinas do perímetro urbano.

25 de Maio, 2026