13 de Julho, 2026 12h07mInternacional por Rádio Agência Nacional

Estados Unidos e Irã trocam novos ataques e preço do petróleo sobe

Os Estados Unidos e o Irã trocaram ataques com mísseis e drones durante todo o fim de semana e também nesta segunda-feira (13), marcando a mais recente escalada de ataques no sudoeste asiático. A Guarda Revolucionária do Irã afirmou, nesta segunda (13), que seus ataques contra instalações militares dos EUA, no Bahrein e no Kuwait; destruíram sistemas de radares em Omã, e tanques de combustível; além de depósitos de munição na Base Aérea Prince Hassan, na Jordânia

Os Estados Unidos e o Irã trocaram ataques com mísseis e drones durante todo o fim de semana e também nesta segunda-feira (13), marcando a mais recente escalada de ataques no sudoeste asiático.

A Guarda Revolucionária do Irã afirmou, nesta segunda (13), que seus ataques contra instalações militares dos EUA, no Bahrein e no Kuwait; destruíram sistemas de radares em Omã, e tanques de combustível; além de depósitos de munição na Base Aérea Prince Hassan, na Jordânia.

Já o grupo armado Houthi, alinhado ao Irã e que controla o norte do Iêmen, acusou a Arábia Saudita, nesta segunda (13), de atacar o aeroporto internacional de Sanaa. O porta-voz militar dos Houthis afirmou que o ataque saudita não ficaria sem resposta.

Além dos ataques, segundo a agência Reuters, a manutenção do fechamento do Estreito de Ormuz impulsionou uma alta dos preços do petróleo em mais de 3% nesta segunda.

Do outro lado do conflito, o presidente Donald Trump, afirmou nesta segunda (13), em entrevista à TV norte-americana, que os EUA deveriam controlar o Estreito de Ormuz, e serem pagos por isso. 

Publicidade

Segundo o Comando Central dos EUA, a última onda de ataques ocorreu nesse domingo (12), em dezenas de alvos, para reduzir a capacidade do Irã de continuar atacando o tráfego marítimo no Estreito de Ormuz.

Os alvos dos EUA foram sistemas iranianos de defesa aérea, radares costeiros, mísseis e drones, além de pequenas embarcações. Pela primeira vez, os EUA disseram usar drones marítimos. Os EUA negam que o Irã controle o Estreito de Ormuz.

A retomada das hostilidades fragiliza ainda mais o acordo provisório, firmado mês passado, para encerrar o conflito após 60 dias de negociações.

1:47

Publicidade

Notícias relacionadas

EUA e Irã anunciam acordo para encerrar conflito

Autoridades dos Estados Unidos e do Irã anunciaram nesse domingo um acordo preliminar para encerrar o conflito entre os dois países e reabrir o Estreito de Ormuz, uma das principais rotas marítimas

15 de Junho, 2026

Bolsa sobe 1,16%, e dólar cai para R$ 5, apesar de medida dos EUA

A bolsa brasileira fechou em alta, e o dólar recuou nesta terça-feira (2), mesmo em meio ao aumento da tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos. O Ibovespa avançou 1,16%, aos 174

02 de Junho, 2026

EUA respondem ao Brasil na OMC e aceitam reunião para consultas

Os Estados Unidos responderam, nesta segunda-feira (10), à manifestação do Brasil junto à Organização Mundial de Comércio (OMC) sobre as tarifas extras impostas por eles a produtos brasileiros

10 de Agosto, 2026