
A Prefeitura de Fronteira realizou, na manhã de segunda-feira (24), duas importantes inaugurações que consolidam um novo ciclo de investimentos na área da saúde do município. O prefeito Sérgio Paulo Campos, o vice-prefeito Leandro Pines e o secretário municipal de Saúde, Daniel Fonseca, receberam autoridades e moradores da cidade e de toda a região para participar das entregas. A programação iniciou na Unidade Mista de Saúde, onde foi oficialmente inaugurada a nova base descentralizada do SAMU de Fronteira. A estrutura representa um reforço fundamental para o atendimento de urgência e emergência, ampliando a capacidade de resposta e garantindo mais agilidade nos serviços prestados à população local e a municípios vizinhos.
Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, ressaltou a relevância da nova Unidade Básica de Saúde Ilson de Oliveira Neves, descrevendo-a como um modelo moderno que está sendo implementado no estado e, destacou a importância da base do SAMU, também inaugurada que será um equipamento para salvar vidas.
Segundo ele, as UBS de padrão atualizado ainda são poucas em Minas — menos de dez inauguradas — e fazem parte de um projeto que prevê mais de 300 unidades em construção.
“Queremos alcançar 100% de cobertura. Acreditamos muito na promoção e prevenção da saúde como foco da atenção primária. Nossa missão é tornar real o SUS ideal, e este espaço faz parte dessa visão”, afirmou.
Baccheretti destacou que a UBS será porta de entrada para atendimentos preventivos, aproximando os cidadãos dos cuidados essenciais antes do aparecimento de doenças.
Em seu discurso, o prefeito Sérgio Paulo Campos — Sérgio Coxa — destacou a importância da conclusão da obra, que encerra um ciclo de investimentos estruturais no município.
Ele relembrou que a implantação dos ESFs sempre foi tratada como prioridade e que, ao longo dos anos, o modelo transformou profundamente a capacidade de atendimento em Fronteira.
“Estamos realizando um sonho de muitos anos. Hoje, inauguramos uma sede própria para um programa que mudou a realidade da atenção básica. Quantas consultas, quantos procedimentos conseguimos efetivar graças aos ESFs — é algo grandioso, inaugurar hoje mais esta UBS no bairro Jardim Ângelo Passuelo”, disse.
O prefeito também fez um balanço das conquistas do ano, citando avanços estruturais inéditos no município: a instalação do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional do Trabalho, do Tribunal Superior Eleitoral, da Polícia Militar e, em breve, da nova agência do INSS, já em fase final de preparação. Ele destacou ainda o trabalho conjunto com o Estado e comemorou a liberação do recurso para adequação da sala de urgência da Unidade Mista de Saúde, que permitirá ao município aderir ao programa estadual de emergências. “Serão quase R$ 600 mil por ano. Uma bênção para Fronteira”, afirmou.
Atenção especializada e novos investimentos
O prefeito também mencionou o esforço contínuo para ampliar o atendimento especializado, com mutirões de consultas e cirurgias oftalmológicas, procedimentos ginecológicos e intervenções de urgência, reforçando o compromisso da gestão com a saúde pública. Ao finalizar, Sérgio Coxa agradeceu às equipes que contribuíram para as entregas e destacou o apoio do secretário Fábio Baccheretti e do deputado Arnaldo, ressaltando a importância da parceria para a modernização das estruturas do município.































