
O Jornal da Cidade publica com exclusividade a primeira pesquisa registrada do Município de Itapagipe/MG e de toda região, por encomenda da empresa Renata Maria Graciano Melo-ME e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MG-03438/2024, o AR7 Pesquisas Inteligentes Ltda em parceria com a Strategya Pesquisas realizou a pesquisa, no dia 29 de junho deste ano, junto a 300 moradores de Itapagipe (MG), com 16 anos ou mais de idade, pesquisa com a metodologia quantitativa, de intenção de votos para a Prefeitura Municipal de Itapagipe nas Eleições 2024, tendo um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 5,6%, para mais ou para menos.
Com a expertise de basicamente acertar os resultados das urnas nas últimas eleições de 2016 e 2020 no Município, com pesquisas registradas e publicadas neste periódico, a Strategya Pesquisas aponta a realidade atual para as eleições municipais da cidade.
Avaliação Espontânea
Avaliando o cenário, como se as Eleições Municipais fossem hoje, na pergunta espontânea, o prefeito Ricardo aparece com 63% (dos votos espontâneos – sem apresentar nomes), enquanto 21% dos entrevistados Não Sabe para quem votaria no momento e, ainda têm 7% de votos para o Dirley, 5% de Branco/Nulo, e 4% para Benice. Com isto, fica claro e comprovado que o atual Prefeito de Itapagipe, Ricardo vence qualquer um dos seus adversários com no mínimo 9 vezes dos votos deles, no momento atual e, ainda somando todos possíveis candidatos citados espontaneamente, que soma 16% dos votos, Ricardo teria ainda 4 vezes, mais votos do que eles juntos.
Avaliação Estimulada
Já na avaliação apresentando os nomes dos possíveis candidatos, com um cenário tendo 05 (cinco) possíveis candidatos a Prefeito de Itapagipe, então o prefeito Ricardo reafirma seus votos com 63%, contra 18% do Dirley, 3% do Alcênio, 2% do Tchê Tchê e 0% do Fabricio Roxão. E ainda 9% de Não Sabe, 5% de Branco/Nulo. Assim, a margem de 63% dos votos cristalinos de Ricardo aponta sua liderança absoluta com o triplo de votos em cima do possível candidato Dirley.
Vale lembrar que em 2020, o atual prefeito venceu Dirley nas urnas com 1.487 votos de frente.
Rejeição Estimulada
No quesito rejeição estimulada, o pretenso candidato Tchê Tchê tem a maior rejeição do eleitorado itapagipense com 37%, Ricardo têm 13%, Fabricio Roxão 10%, Dirley 8%, 4% do Alcênio, 23% não sabe ou não respondeu e, ainda 5% de Branco/Nulo.
Estimulada – Confronto Direto
A pesquisa registrada provocou um cenário com o confronto direto entre os possíveis candidatos, quando 69% dos entrevistados votaria no Ricardo, contra 19% que vota no Dirley, 8% de Não Sabe e 4% de Branco/Nulo. Resultando hoje numa vitória esmagadora de Ricardo com 50% de votos de frente ao possível adversário.
Em outro cenário, desta vez de Ricardo contra Fabricio Roxão, Ricardo amplia sua votação para 73% dos votos, enquanto Fabricio Roxão teria 7% dos votos, o que aponta que basicamente a votação espontânea de Ricardo (63%) seria os votos de frente nas urnas, caso Roxão seja o seu adversário. E ainda neste cenário temos 7% de Branco/Nulo e 13% não sabem ou não responderam.
O Instituto AR7 Pesquisas Inteligentes Ltda em parceria com a Strategya Pesquisas também avaliou a gestão do prefeito de Itapagipe, Ricardo, e 82% dos eleitores APROVA sua gestão, enquanto somente 13% DESAPROVA e 5% não sabem ou não responderam. Sendo uma avaliação extremamente positiva do atual Governo de Itapagipe.
Registro
A pesquisa de nº MG 03438/2024 foi contratada pela empresa Renata Maria Graciano Melo-ME e realizada pelo Instituto AR7 Pesquisas Inteligentes Ltda em parceria com a Strategya Pesquisas. O registro de pesquisas eleitorais cumpre o artigo 33º e seus incisos 1º e 2º da Lei nº 9.504/97. Também é uma determinação do artigo 10º da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.600/2019. O registro foi feito em 28 de junho de 2024.

























