
Para garantir a atualização do cartão de todas as crianças e adolescentes de Fronteira, menores de 15 anos, a Secretaria Municipal de Saúde está, realizando Campanha Municipal de Multivacinação em todas as escolas do município, que acontece em todo o estado de Minas Gerais, entre os dias 4 a 29 de novembro. De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da cidade – Gabriela Maeda, a campanha, contará ainda com o dia D, em 23 de novembro. Essa medida é fundamental para aumentar as coberturas vacinais em todo o Estado.
A Campanha Municipal de Multivacinação está sendo realizada nas escolas de Fronteira, através da iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, diante da importância de garantir que crianças e adolescentes estejam protegidos contra várias doenças. Esse tipo de campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes, oferecendo vacinas recomendadas pelo calendário de imunização do Ministério da Saúde.
A campanha geralmente inclui várias vacinas essenciais, como a vacina contra a poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, HPV, meningite e outras.
A seleção de vacinas varia de acordo com a faixa etária dos alunos.
De acordo, com a Gabriela Maeda (coordenação de Vigilância em Saúde) a vacinação é realizada em parceria com as escolas municipais, estaduais e, as creches (Cemeis). Normalmente, equipes de saúde são enviadas às escolas para aplicar as vacinas, facilitando o acesso para as crianças.
Para que os alunos sejam vacinados, é comum que seja exigida uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis.
Essa autorização deve ser enviada antes do dia da vacinação para garantir a participação.
Portanto, os pais e responsáveis de Fronteira precisam preencher e assinar está autorização, para que seus filhos sejam vacinados.