
A Secretaria Municipal de Educação de Itapagipe, em parceria com o Instituto Avivar, realizou na última quinta (9) e sexta-feira (10) uma importante avaliação científica e acompanhamento do desenvolvimento infantil dentro do programa Educa-Acolhe.
Durante a ação, mais de 360 crianças de 3 a 5 anos da Educação Infantil da rede municipal foram avaliadas por meio da escala David Werner, instrumento reconhecido por medir áreas essenciais do desenvolvimento, como linguagem, atenção, comportamento social, coordenação motora e aprendizagem.
O objetivo foi identificar possíveis atrasos e fortalecer as habilidades necessárias para o aprendizado escolar. A psicóloga Bianca acompanhou todo o processo, oferecendo suporte à saúde mental dos professores, orientações técnicas e acolhimento em grupo.
As equipes coordenadas por Michelli Sabatini e Fernando também desenvolveram um intenso trabalho de investigação e observação, mapeando áreas que precisam de mais apoio e capacitação dentro das escolas.
Na segunda-feira (13), houve supervisão online com o Núcleo de Educação Multidisciplinar, abordando o andamento das avaliações e o acompanhamento das crianças atendidas, além de uma supervisão específica com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A próxima etapa acontece no dia 22 de outubro, com uma visita presencial de supervisão e análise técnica das avaliações realizadas. A partir daí, o trabalho entra em uma nova fase — voltada à intervenção e reabilitação, com planos de atendimento personalizados para o desenvolvimento de cada criança.
No mesmo dia, às 18h, será promovido o Treinamento de Pais, com o tema:
🎓 “Dificuldades de Aprendizagem: como ajudar meu filho?”
O encontro pretende orientar as famílias sobre como identificar sinais de dificuldades e colaborar ativamente no processo de aprendizagem das crianças.
Com ações pautadas em evidências científicas, Itapagipe reafirma seu compromisso com uma educação acolhedora, eficiente e transformadora.
👉Prefeitura de Itapagipe — Fazendo Sempre Mais Por Você!