03 de Junho, 2025 11h06mEducação por Agência Brasil

Enem: publicado o edital em Libras destinado a pessoas com deficiência

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta segunda-feira (2), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025 (Enem) em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com todas as regras e prazos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta segunda-feira (2), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025 (Enem) em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com todas as regras e prazos.

A iniciativa é voltada a pessoas com deficiência auditiva ou surdez. O vídeo de 2 horas e 6 minutos com o conteúdo completo do edital pode ser conferido no canal do Inep no YouTube.

Atendimento especializado

O atendimento especializado tem o objetivo de garantir igualdade de oportunidades para todos os participantes com deficiências e transtornos, bem como gestantes e lactantes.

Para o atendimento especializado é necessário enviar a documentação que comprove a condição ou necessidade que motiva o pedido.

Publicidade

Entre os documentos, deve ser anexado o laudo médico válido, legível e com nome completo do candidato. Toda a documentação deve ser enviada por meio da Página do Participante, no site do Inep, no formato PDF, PNG ou JPG e ter no máximo 2MB.

Inscrições

As inscrições para o Enem 2025 estão abertas até as 23h59 desta sexta-feira e devem ser feitas na Página do Participante. Os estudantes concluintes do terceiro ano deste ano, na rede pública de ensino, precisam confirmar a inscrição e escolher a opção de língua estrangeira inglês ou espanhol para a prova em novembro.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Publicidade

Notícias relacionadas

🏟️ Projeto SuperAção Branco leva inclusão e esporte para pessoas com deficiência

Foi dado o pontapé inicial no Projeto SuperAção Branco , uma iniciativa da Associação Pró-Esporte e Cultura que busca promover a inclusão social por meio do esporte.

18 de Agosto, 2025

Mulher mata o pai a facadas, caminha nua pela orla de Itanhaém e é presa em flagrante

Uma mulher de 41 anos foi presa em flagrante na tarde de sábado (16), em Itanhaém, litoral de São Paulo, após confessar ter matado o próprio pai, de 74 anos, a facadas.

18 de Agosto, 2025

Semana de volta às aulas em Conceição das Alagoas traz novidades e cuidado com a saúde bucal dos alunos

A volta às aulas em Conceição das Alagoas começou com uma novidade especial para os estudantes da rede municipal.

12 de Agosto, 2025