28 de Abril, 2025 15h04mEducação

Fronteira avança na Educação com inovação, formação e reconhecimento nacional

A secretária municipal de Educação de Fronteira, Carla Peixoto, destacou os principais compromissos e conquistas da pasta em pronunciamento na ExpoBH Cidades Inteligentes, realizado em Belo Horizonte, capital mineira.

A secretária municipal de Educação de Fronteira, Carla Peixoto, destacou os principais compromissos e conquistas da pasta em pronunciamento na ExpoBH Cidades Inteligentes, realizado em Belo Horizonte, capital mineira. Segundo ela, os resultados alcançados são frutos do enfrentamento de desafios e da busca constante por inovação, o que proporcionou a conquista do PRÊMIO EGOV DE EDUCAÇÃO.
“Escola pública não é ruim. E, em Fronteira, não é ruim mesmo”, afirmou a secretária, reforçando a importância das políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino. Entre os marcos legais mencionados, estão os Parâmetros Curriculares Nacionais, os referenciais educacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orientam o desenvolvimento das propostas pedagógicas do município.
Carla também enfatizou o papel da formação continuada dos educadores. Antes mesmo da BNCC, formações importantes já vinham sendo ofertadas. Atualmente, a prefeitura oferece incentivo financeiro regulamentado por lei, permitindo que os profissionais recebam 25% a mais no salário para cursar graduações ou pós-graduações, sempre que desejarem.
O impacto desse investimento se refletiu em 2024: 66% dos profissionais da educação do município realizaram uma nova pós-graduação, com destaque para a área da inclusão.
Outro ponto abordado foi a ampliação do ensino em tempo integral, fundamental para diminuir desigualdades educacionais. Em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), os números também são expressivos. Durante a pandemia, a meta projetada para Fronteira era 5,8; o município alcançou 5,6. No período pós-pandêmico, houve uma recuperação significativa, com o índice saltando para 6,3.
Fronteira, recentemente foi agraciada com o Selo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), em Brasília.
Encerrando sua fala, a secretária citou o escritor José Saramago: “Sabemos muito mais do que julgamos. Podemos muito mais do que imaginamos”, e agradeceu a Deus, ao prefeito Sergio Coxa — pela visão inovadora —, ao Gustavo e a toda a equipe da Secretaria de Educação do Município de Fronteira.

Publicidade

Notícias relacionadas

Itapagipe avança na Educação Especial e Inclusiva com apoio do Avivar Instituto

O município de Itapagipe está dando um passo significativo no fortalecimento da educação especial por meio de uma parceria com o Avivar Instituto, que oferece assessoria científica e multidiscipl

29 de Outubro, 2025

Nova Escola Deolindo avança com ampliação e investimento em educação de qualidade!

As obras da nova Escola Deolindo, em Conceição das Alagoas, seguem em ritmo acelerado! Nesta etapa, a equipe atua na concretagem da laje, que dará sustentação ao segundo pavimento do prédio.

17 de Outubro, 2025

Educação Antirracista em foco: Luana Tolentino inspira escolas de Frutal com diálogo e reflexão

Frutal recebeu, nesta semana, a escritora, professora e referência nacional em educação antirracista Luana Tolentino para uma programação especial voltada à promoção de escolas mais inclusivas

24 de Novembro, 2025