28 de Abril, 2025 15h04mEducação

Fronteira avança na Educação com inovação, formação e reconhecimento nacional

A secretária municipal de Educação de Fronteira, Carla Peixoto, destacou os principais compromissos e conquistas da pasta em pronunciamento na ExpoBH Cidades Inteligentes, realizado em Belo Horizonte, capital mineira.

A secretária municipal de Educação de Fronteira, Carla Peixoto, destacou os principais compromissos e conquistas da pasta em pronunciamento na ExpoBH Cidades Inteligentes, realizado em Belo Horizonte, capital mineira. Segundo ela, os resultados alcançados são frutos do enfrentamento de desafios e da busca constante por inovação, o que proporcionou a conquista do PRÊMIO EGOV DE EDUCAÇÃO.
“Escola pública não é ruim. E, em Fronteira, não é ruim mesmo”, afirmou a secretária, reforçando a importância das políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino. Entre os marcos legais mencionados, estão os Parâmetros Curriculares Nacionais, os referenciais educacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orientam o desenvolvimento das propostas pedagógicas do município.
Carla também enfatizou o papel da formação continuada dos educadores. Antes mesmo da BNCC, formações importantes já vinham sendo ofertadas. Atualmente, a prefeitura oferece incentivo financeiro regulamentado por lei, permitindo que os profissionais recebam 25% a mais no salário para cursar graduações ou pós-graduações, sempre que desejarem.
O impacto desse investimento se refletiu em 2024: 66% dos profissionais da educação do município realizaram uma nova pós-graduação, com destaque para a área da inclusão.
Outro ponto abordado foi a ampliação do ensino em tempo integral, fundamental para diminuir desigualdades educacionais. Em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), os números também são expressivos. Durante a pandemia, a meta projetada para Fronteira era 5,8; o município alcançou 5,6. No período pós-pandêmico, houve uma recuperação significativa, com o índice saltando para 6,3.
Fronteira, recentemente foi agraciada com o Selo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), em Brasília.
Encerrando sua fala, a secretária citou o escritor José Saramago: “Sabemos muito mais do que julgamos. Podemos muito mais do que imaginamos”, e agradeceu a Deus, ao prefeito Sergio Coxa — pela visão inovadora —, ao Gustavo e a toda a equipe da Secretaria de Educação do Município de Fronteira.

Publicidade

Notícias relacionadas

Pirajuba é destaque na 4ª Copa 3 Rios de Futsal Infantil com talento nas categorias sub-9 e sub-11

Na última quarta-feira, 19 de junho, Pirajuba sediou mais uma etapa da 4ª Copa 3 Rios de Futsal Infantil, reunindo jovens atletas e promovendo o espírito esportivo.

24 de Junho, 2025

Programa Saúde na Escola promove educação nutricional com o “Semáforo da Alimentação” para combater a obesidade infantil

Em uma ação educativa e interativa, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde visitou as escolas da rede pública com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentaç

23 de Junho, 2025

Campina Verde avança com novos investimentos na saúde pública

Campina Verde avança com novos investimentos na saúde pública Campina Verde segue avançando em melhorias para a saúde pública.

17 de Junho, 2025