O Náutico Clube, em Frutal, recebeu o primeiro encontro do programa Territórios do Empreendedor, iniciativa do Sebrae que busca transformar a realidade regional por meio de projetos sustentáveis, inovadores e empreendedores. O evento reuniu prefeitos, empresários e lideranças de 11 municípios de Minas Gerais e São Paulo, consolidando uma agenda de cooperação interestadual.
Segundo Willian Brito, gerente regional do Sebrae no Triângulo, o programa é uma evolução do projeto de Lideres, que há alguns anos já promovia a formação de lideranças regionais.
“O Territórios do Empreendedor visa fortalecer a liderança local, preparar pessoas e gestores para pensar o futuro, promovendo inovação, novos negócios, geração de oportunidades e riqueza para toda a população desse território”, destacou.
As ações também contemplam aspectos ambientais e socioeconômicos, incluindo a valorização do Rio Grande como potencial para turismo, pesca, esportes náuticos e outras atividades econômicas.
A analista Joana Rafaela, do Sebrae Minas, ressaltou que o programa é uma iniciativa nacional e, nesta edição, tem caráter interestadual. “Nosso objetivo é construir um planejamento conjunto entre poder público, setor privado, terceiro setor e principalmente os empresários, para que possamos elaborar uma agenda de desenvolvimento para o território do Rio Grande”, explicou. Durante o encontro, cada participante indicou nomes de lideranças que irão compor o grupo do programa. Esse grupo seguirá em uma jornada mensal de estudos, análises e construção de soluções para impulsionar os municípios envolvidos.
Entre os presentes estavam os prefeitos Bruno Augusto (Frutal), Airton Gauchinho (Pirajuba), Ricardo Garcia (Itapagipe), Sergio Coxa (Fronteira) e Tuniquim Botelho (Planura), além de diversas autoridades políticas, empresários e empreendedores da região.