01 de Julho, 2025 10h07mCultura por Rádio Agência Nacional

Museu Nacional do Rio reabre parcialmente sete anos após incêndio

Destruído por um grande incêndio há quase sete anos e ainda passando por obras de restauro, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, reabre parcialmente ao público nesta quarta-feira, 2. A programação é a exposição temporária Entre Gigantes: uma Experiência no Museu Nacional, que vai até o dia 31 de agosto. A entrada é gratuita, mas o visitante deve retirar o ingresso na plataforma Sympla

Destruído por um grande incêndio há quase sete anos e ainda passando por obras de restauro, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, reabre parcialmente ao público nesta quarta-feira, 2. A programação é a exposição temporária Entre Gigantes: uma Experiência no Museu Nacional, que vai até o dia 31 de agosto. A entrada é gratuita, mas o visitante deve retirar o ingresso na plataforma Sympla.

O meteorito Bendegó, que faz parte do acervo do museu há 137 anos e que tornou um símbolo da resistência da instituição, após a tragédia, em setembro de 2018, poderá ser visto novamente. Assim como o esqueleto de uma baleia cachalote com quase 16 metros de comprimento, recém-adquirido pelo museu.

Em outra sala está a história do museu e a reconstrução do palácio bicentenário, com detalhes da arquitetura do prédio e das obras de restauro, além da exposição de duas esculturas de mármore de Carrara que também resistiram ao fogo.

Publicidade

A busca por financiamento para finalizar as obras do palácio histórico continua. O orçamento total é de R$ 516,8 milhões. E, R$ 347,2 milhões já foram captados com entes públicos e empresas privadas.

Até o momento, foram concluídas as restaurações de 75% das fachadas e 80% dos telhados, com a preservação das características originais do palácio, que foi residência da família real brasileira, antes de abrigar o museu.

1:49

Publicidade

Notícias relacionadas

Defesa Civil confirma quarta morte após chuvas no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a quarta morte provocada pelas chuvas que atingem o estado desde a semana passada

23 de Junho, 2025

Alunas do curso de pintura em tela da Secretaria de Assistência Social expõem seus quadros no Museu Municipal

A Casa da Cultura de Frutal se transformou em um verdadeiro ateliê de emoções e cores nesta segunda-feira (7), com a abertura da exposição “Frutal Faz Arte”, que apresenta quadros pintados po

09 de Julho, 2025

Adolescente de 17 anos morre após ser espancado na Zona Leste de Manaus

O adolescente Fernando Vilaça da Silva, de 17 anos, morreu na manhã do último sábado (5) após ser brutalmente espancado na Rua Três Poderes, no bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste de Manaus.

09 de Julho, 2025