16 de Janeiro, 2023 11h01mCausa Animal

União de esforços garante bom atendimento e controle dos animais de ruas em Itapagipe

Na manhã de quinta-feira (12), o prefeito Ricardo Garcia e os vereadores Cascão e Divino visitaram o CERCA (Centro de Reabilitação e Cuidados Animais ‘Wanderlon de Freitas Barbosa’).

Na manhã de quinta-feira (12), o prefeito Ricardo Garcia e os vereadores Cascão e Divino visitaram o CERCA (Centro de Reabilitação e Cuidados Animais ‘Wanderlon de Freitas Barbosa’). Desde o início da gestão, um dos problemas enfrentados no município era a quantidade de animais de rua, com vários casos de agressões a pedestres e motoqueiros. 
O prefeito Ricardo terminou as obras do CERCA e, com apoio do vereador Cascão fez a aquisição do Castramóvel e conta com os recursos conquistados pelo vereador Divino para alimentação dos animais. Com esta união de esforços já é possível ver com outros olhos a situação dos animaizinhos de rua. Eles estão sendo recebidos com  atenção, cuidados e políticas de adoção. 
A Lei Municipal Nº 464, de 8 de novembro de 2022, institui a política pública de controle de natalidade e autoriza a castração de cães e gatos pertencentes a pessoas de baixa renda. 
“Este é mais um passo importante, pois, assim que controlar os que estão na rua, estes outros começarão a ser atendidos. Hoje a unidade conta com 40 animais, alguns castrados, cuidados e prontos para adoção”, explicou o prefeito.
Ele salienta, que o local é limpo e muito bem cuidado, pronto para receber aqueles que gostam de animais e que possam, quem sabe, adotar algum dos animalzinhos. O município de Itapagipe têm 04 veterinários credenciados, que farão as castrações para que em um futuro próximo estejamos com controle total desta população. 
Quanto à comunidade de gatos, é um processo que exige liberação, já que é impossível colocá-los junto aos cães. Será necessária a construção de um gatil, para que os animais possam receber todos os cuidados necessários. O veterinário Lucas Pissoni dá algumas dicas para que a nossa população ajude a controlar a população de cães e gatos, entre elas manter os animais particulares dentro das residências, usando coleiras ao sair na rua e, a melhor de todas, ADOTAR UM ANIMAL AMIGO.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Trabalhadores da Saúde se reúnem para eleger delegados e discutir propostas para a 11ª Conferência Municipal de Saúde em Itapagipe

Na tarde desta sexta-feira (30), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Itapagipe participaram de uma Pré-Conferência de Saúde no Centro de Eventos, em um encontro que marcou mais uma e

03 de Junho, 2025