30 de Agosto, 2019 08h08mCidade por Redação

Sistema E-digital atinge marca de 30 mil cadastros em Rio Preto

O sistema Estacione Digital, que modernizou o estacionamento rotativo em Rio Preto, ultrapassou nesta quinta-feira, dia 29, a marca de 30 mil usu&aacu

O sistema Estacione Digital, que modernizou o estacionamento rotativo em Rio Preto, ultrapassou nesta quinta-feira, dia 29, a marca de 30 mil usuários. Até as 16h45 desta quinta eram 30.049 novos cadastros.

Os registros mensais da Empro Tecnologia & Informação – que desenvolveu e dá assistência ao sistema – apontam aumento exponencial no número de instalações do aplicativo nos últimos dois meses.

Enquanto nos meses de maio e junho o total de novos usuários cadastrados foi de 1.825 e 1.697 respectivamente, em junho e agosto esses totais saltaram para 4.836 e 5.628.

“Fizemos uma ampla campanha de divulgação que envolveu outdoor, panfletagem, faixas, criação de pontos de venda próprios e até mesmo abordagem pessoal. Tudo isso resultou neste aumento”, afirma o presidente da Emurb, Rodrigo Juliano.

O consumo de horas pelo meio digital também vem aumentando mês a mês o que, na avaliação de Juliano, indica duas tendências. “Tem muitos usuários que estão migrando do cartão físico para o digital, mas também notamos um aumento significativo no índice de respeito ao estacionamento rotativo”.

Os dados da Empro mostram ainda que 20% dos cartões utilizados já são ativados por smartphones, outros 5% são acionados pelo sistema digital, mas nos pontos de vendas (próprios e credenciados). Os 75% restantes são vendidos e ativados na hora pelos ficais que utilizam o mesmo sistema.

E-digital

Publicidade

O E-digital não é apenas um aplicativo para celular. O App é uma das ferramentas de um sistema integrado de gestão de estacionamento rotativo que inclui pontos de venda credenciados, pontos de vendas próprios, vendas pelo Portal da Prefeitura, compra por cartão de crédito e boleto bancário, multiplicando as opções para o cidadão.

Esse sistema foi desenvolvido e vem sendo aperfeiçoado pela Empro Tecnologia & Informação, que dedicou horas de trabalho de seus profissionais com base nas necessidades apontadas pela Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) e pelos usuários do sistema.

Além da simplificação no uso do estacionamento rotativo, o sistema também permitiu o fracionamento do uso das vagas com a venda de cartões para apenas uma hora de estacionamento – anteriormente era possível comprar apenas o cartão de duas horas.

Outra novidade é a pós-utilização, que é a oportunidade de o usuário regularizar a situação após ter usado a vaga sem o cartão. Antes de gerar a taxa de pós-uso, o fiscal notifica o motorista sobre a tolerância de cinco minutos para o pagamento regular do cartão. Caso a irregularidade continue, ainda é possível pagar a taxa de pós-uso para não ficar sujeito à multa de R$ 195,23 que gera 5 pontos na carteira.

 

Publicidade

Notícias relacionadas

Vereador Edyn solicita nova ponte em região da zona rural a fim de atender produtores

Foi aprovada, na reunião do dia 7, uma indicação de autoria do vereador Edyn, solicitando a construção de uma nova ponte de travessia próxima a fazenda do Suldarin.

14 de Abril, 2025